BAGÉ WEATHER

Realização

Bageense conta experiência de trabalhar no SBT e trocar calmaria do interior

Sabrina Monteiro/TP


A jovem e talentosa cake designer bageense, Nick Sarmento, de 26 anos, viu sua vida dar um giro de 360 graus para um rumo positivo e de reconhecimento em seu trabalho. Ela recebeu uma proposta para trocar de cidade e trabalhar no SBT, fazendo parte da equipe do programa ‘Bake Off Brasil’, que estreia neste sábado (10), na emissora.
Em conversa com a reportagem do jornal, ela contou um pouco sobre a sua história com a confeitaria e como está sendo a nova e desafiadora rotina.

 
Da necessidade à profissão
Nick começou falando que, aos 15 anos, assistia muito ao programa Cake Boss, mas que o real interesse pelo mundo da culinária surgiu quando ela e a família estavam passando por um momento financeiro difícil. Com a intenção de conseguirem mais dinheiro, ela e a mãe usaram os únicos R$ 100 que tinham no bolso para fazer cupcakes. "Nós fizemos para eu vender na escola, e logo de cara comecei a personalizar eles com pasta americana, atendendo pedidos dos meus colegas. Acabou se tornando um negócio e uma paixão para a vida", destacou.

 
Trabalhando como cake designer desde 2013 e fazendo bolos personalizados há mais de 10 anos, a jovem, que também é especialista em modelagens/esculturas e professora, já coleciona muitos prêmios e experiência na bagagem. "Em 2022, ganhei o troféu Cake Awards de Melhor Modelagem e, em 2023, com o troféu de Melhor Bolo Inédito, me tornei jurada da academia. Ainda em 2023, juntamente a equipe do Luiz Toledo, vencemos o Sweet Space Game, na MaraCakesFair, a maior feira de confeitaria da América Latina".

 
De Bagé para os estúdios do SBT
Ela é natural de Bagé e vem de uma família tradicional e muito conhecida na cidade. É neta do pastor da igreja Família de Deus, que faleceu recentemente, Paulo Sarmento. Quando criança, estudou na cidade, e também em Candiota, na Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), onde também reside parte da família, como o avô Vicente Martins.

 
Depois da passagem na terra do carvão, ela foi morar em Rio Grande, no Cassino. Nick disse que herdou o lado artístico do pai, Marcos Sarmento, e tem como sócia a mãe, Fabiane, conhecida como Bia. Ela é quem fazia os bolos e recheios para a filha decorar. Atualmente, seus pais residem em uma chácara próxima ao Parque do Gaúcho. “Eu também tenho um irmão que é a minha cara, e amo muito a minha família. Eles sempre me incentivaram”, pontuou.

 
Há quatro meses morando em São Paulo, Nick disse que a oportunidade de trabalhar no SBT surgiu quando o coordenador da cozinha do Bake Off, Chico Zinneck, fez contato com ela em março deste ano, pois estava montando uma nova equipe para a edição do programa. "Eu fiquei literalmente de boca aberta com esse convite, porque sempre admirei muito ele e sonhava em trabalhar nos bastidores do programa", disse.

 
Sabendo que seria uma aventura sair da casa dos pais pela primeira vez e embarcar rumo ao seu sonho, a profissional disse que precisou se adaptar a uma rotina totalmente diferente da cidade pequena, para trabalhar em um programa de televisão que tem prazos muito curtos e exigentes. "Mas que sonho! Orei muito e Deus confirmou e abriu caminho, inclusive de levar a minha amiga querida comigo, Fabíola Mazutti, que também entrou no cargo de confeiteira criativa comigo", contou, ressaltando que mesmo sendo uma vida corrida e com um custo mais alto, a guria de Bagé gostou da loucura de São Paulo. "Aqui tem muitas oportunidades no meu ramo, faço algumas encomendas em colabs com amigos da confeitaria e já estou ministrando cursos presenciais, algo que sempre foi um sonho pra mim", detalhou.

 
Bake Off e os desafios da profissão
Sobre estar trabalhando no Bake Off, Nick descreveu como a melhor experiência profissional da sua vida, contando que até tentou fingir costume, mas trabalhar no SBT, segundo ela, é legal demais. "Ter que atravessar aquele bosque pra chegar naquela tenda parecia coisa de conto de fadas", comentou, dizendo que o verdadeiro tesouro está nas pessoas que conheceu, principalmente a equipe de cozinha. "Como a Fabíola e eu éramos as únicas gaúchas da tenda do Bake, o pessoal nos conhecia por as gurias da criativa, e nos trataram com um carinho imenso", disse, informando que as gravações já encerraram e que, agora, todos estão ansiosos para ver tudo pela televisão.

 
Ao falar sobre a parte mais desafiadora da profissão, ela afirmou que é se manter firme e não desistir, principalmente no início, que não é nada fácil, ainda mais para quem começa do zero, como foi no seu caso. Ainda, ela lamentou quando disse que a profissão não é valorizada, e por isso é tão importante buscar algum diferencial, não apenas no sabor, mas na estética dos bolos, sempre buscando fazer tudo com amor e valorização.

 
Mas o que Nick faz no programa?
No Bake Off, a bageense fez a parte criativa, sendo que, na cozinha, são três funções - mise in place, técnica e criativa. "A minha parte é responsável por fazer os bolos de inspiração para os participantes, a primeira prova de cada episódio", explicou, dizendo que, na pré-produção, receberam alguns temas prontos, mas também era função da equipe pesquisar muito e sugerir temas novos para as provas que passavam pela aprovação da direção, para, então, começar a desenvolver os projetos.

 
“Fiz vários desenhos a mão livre e até mesmo alguns usando Inteligência Artificial, porque queríamos referências para criar fora da caixa. Os diretores do SBT e da Warner aprovaram as ideias mais doidas, o que nos deixou superanimados e, até hoje, eu não acredito na coragem que eles tiveram”. Revelou que a equipe sempre se preocupava em levar técnicas diferentes para os bolos, modelagem em pasta americana, diversas técnicas de pintura, isomalte, papel arroz, glacê e até chocolate moldável, ressaltando que foi um sonho que realizou, pois até então não havia modelado nada em chocolate.

 
“Quando a gente finalizava o bolo, levava ele pro set e ficava monitorando pelas câmeras se tinha algum ajuste pra fazer. Esse momento era mágico. A primeira vez que vi o bolo nos monitores, eu chorei”, mencionou, explicando que, na televisão, não é possível ter noção do trabalho gigantesco e da quantidade de pessoas envolvidas por trás de tudo, como nas câmeras, diretores, contrarregras, roteiristas e maquiadores. “Tanta gente legal e uma energia tão incrível naquela tenda, que sempre, cada dia de gravação e cada entrega de bolo, foi surreal”, comentou
Programa

 
A estreia do programa está prevista para acontecer neste sábado (10), no SBT. Sendo que o programa está estreando primeiramente na Max toda a segunda-feira, nas sextas-feiras no Dicovery Home and Health e aos sábados no SBT, a partir das 20h45min. Esta edição conta com os apresentadores Carole Crema, André Mifano e Fabiana Karla. “Eles nos trataram com um imenso carinho, arrancando boas risadas da gente sempre que chegavam na cozinha. Os participantes também são maravilhosos. Vão render momentos de risada e emocionantes”, contou Nick. Uma curisidade: Nick vai continuar em São Paulo e está focando em cursos presenciais e atendendo encomendas de modelagem também. Para quem quiser acompanhar, basta pesquisar por @nicksarmentoo.


Prefeitura chama 43 aprovados para assumirem três cargos Anterior

Prefeitura chama 43 aprovados para assumirem três cargos

Feira de Dia dos Pais está recheada de opções para presentear Próximo

Feira de Dia dos Pais está recheada de opções para presentear

Deixe seu comentário