Formação
Inspetores de raças Angus passam por qualificação
Márcio Sudati/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Participaram profissionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Inspetores técnicos das raças Angus e Ultrablack passaram por processo de qualificação e credenciamento . O evento, realizado na Estância Santa Eugênia, em Jaguari, contou com a participação de 16 profissionais que atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Eles foram avaliados em provas teóricas e práticas com o intuito de serem credenciados oficialmente como técnicos da raça Ultrablack ou recadastrados para atuarem como inspetores da Angus. Além disso, foram feitas avaliações para esses profissionais continuarem ou se tornarem avaliadores do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
Segundo o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, o encontro, promovido em parceria com a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), foi bastante construtivo uma vez que foram realizadas apresentações sobre a raça Ultrablack e sobre o Promebo. "É de extrema importância que esses profissionais estejam sempre atualizados sobre as raças e, é claro, sobre melhoramento genético. Pois, eles representam a associação a campo e auxiliam os criadores para que tenham os melhores resultados", destaca. A propriedade e os animais para as provas foram cedidos pelo criador João Francisco da Silveira Neto, da Santa Eugênia.
A ideia, segundo Márcio Sudati, presidente do Conselho Técnico da Angus, foi avaliar os técnicos para ver em que nível de conhecimento estavam e, assim, seguirem trabalhando com o registro da raça Angus ou iniciarem com o registro da Ultrablack.
Superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, reforça que a qualificação dos profissionais que já atuam a campo contribui com o aperfeiçoamento das informações entregues aos criadores. "Detalhamos como devem ser coletadas as características a campo para as avaliações do Promebo e como o criador deve ser orientado com relação ao manejo dos animais para fazer parte do programa, assim como buscamos instruí-los sobre as vantagens dessa avaliação".
Deixe seu comentário