BAGÉ WEATHER

Reconhecimento

Prêmio valoriza produtores de leite

Sérgio Hubert/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mais de 10 propriedades de 52 municípios estão participando

Os vencedores do 1º Prêmio de Referência Leiteira serão conhecidos durante a Expointer 2022. A entrega do mérito será realizada no dia 31 de agosto, às 11h, durante evento na Casa do Sindilat. Promovido pela Secretaria da Agricultura, pela Emater/RS e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), o prêmio visa reconhecer as propriedades que se destacam em eficiência produtiva e qualidade do leite.

Segundo o gerente técnico da Emater/RS, Jaime Eduardo Ries, o prêmio busca valorizar os produtores pelos resultados obtidos, mesmo num ano com tantas dificuldades como as questões climáticas e de custos de produção. Além disso, explica Ries, permite conhecer os resultados obtidos pelas propriedades de excelência do Rio Grande do Sul, contribuindo para estabelecer parâmetros de mensuração do desempenho das propriedades gaúchas.

"Com o mérito, além de reconhecer sua atuação, ressaltamos a importância das boas práticas nas propriedades para garantir maior eficiência, qualidade e rentabilidade. É uma maneira de estimularmos os avanços na produção de lácteos no Estado", afirma o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini.

O prêmio

O prêmio foi aberto a todas as propriedades leiteiras do Rio Grande do Sul, independentemente de porte, desde que tenha vínculo com indústria estabelecida no Estado. As inscrições foram feitas na Emater/RS, totalizando 107 propriedades de 52 municípios. Conforme Ries, de junho de 2021 a julho de 2022, os extensionistas da Emater acompanharam as propriedades e coletaram informações referentes ao uso das áreas com o gado leiteiro e a mão de obra utilizada na atividade, além de registrar mensalmente dados referentes a produção de leite (volume e qualidade).

O prêmio avaliou indicadores nas seguintes categorias: produtividade da terra, qualidade do leite e produtividade da mão de obra

A categoria produtividade da terra examina a quantidade de litros produzidos por ano em relação à área utilizada (litros/hectare/ano). A categoria qualidade do leite é resultado das análises mensais de índices qualitativos do leite como a Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), feitas em laboratório oficial. Já, a de produtividade de mão de obra analisa a correlação entre a quantidade de litros de leite produzido nas propriedades com o número de pessoas envolvidas.

Para cada uma dessas categorias, serão premiadas três propriedades (1°, 2° e 3° lugar) e ainda haverá uma premiação geral resultante do somatório de pontos dessas três categorias.?A 2ª edição do Referência Leiteira será lançada logo após a divulgação dos campeões.


Ranking Nacional de Rústicos Angus aponta vencedoras Anterior

Ranking Nacional de Rústicos Angus aponta vencedoras

Prova de Eficiência Alimentar em Bagé aponta campões Próximo

Prova de Eficiência Alimentar em Bagé aponta campões

Deixe seu comentário