BAGÉ WEATHER

Rebanho

Estresse térmico na região é mais expressivo nos cordeiros

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Rebanhos mantidos em pastagens de inverno cultivadas apresentam boas condições corporais

Apesar das baixas temperaturas, as condições de umidade do solo contribuíram para o desenvolvimento das pastagens de inverno, garantindo a oferta de alimentos em quantidade e qualidade para os rebanhos. No caso dos ovinos, os rebanhos mantidos em pastagens de inverno cultivadas apresentam boas condições corporais; já os mantidos em campo nativo apresentaram queda de peso, expondo condições de emagrecimento em matrizes, borregos e borregas da última temporada. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, as matrizes ovinas em gestação estão recebendo vermífugos; porém, em diversos locais, principalmente nas criações laneiras, já ocorrem partos, e o foco do manejo são os cordeiros.

Conforme a Emater, na regional de Bagé, onde as condições meteorológicas foram extremamente rigorosas, o estresse térmico foi mais expressivo nas fêmeas em que se realizou o manejo de esquila pré-parto com remoção de maior quantidade de lã. De acordo com técnicos da Emater, nesses casos, é importante a oferta de pastagens de boa qualidade e quantidade suficiente para atender a demanda nutricional elevada, a fim de contemplar a formação do cordeiro e a manutenção da temperatura corporal. As raças produtoras de carne estão no terço final da gestação e o preço médio do cordeiro para abate no Estado aumentou 3,67%, ficando em R$ 9,33/kg vivo.

 

Farsul está recadastrando leiloeiros rurais Anterior

Farsul está recadastrando leiloeiros rurais

Sindicato de Bagé recebe capacitação para acessar Fundovinos Próximo

Sindicato de Bagé recebe capacitação para acessar Fundovinos

Deixe seu comentário