BAGÉ WEATHER

Produção

Altos custos do leite retiram produtores da atividade

Divulgação/Gadolando imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Houve aumento de 24% relação há 12 meses

As altas nos custos de produção e a falta de previsibilidade de preços estão desestimulando a produção de leite no Rio Grande do Sul. Com isto diversos produtores vem deixando a cadeia produtiva. É o que avaliam os participantes do Agropauta Web Talks ocorrido na noite desta segunda-feira.

O assessor da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Rodrigo Rizzo lembrou do recente relatório da Emater, onde mais de 50% dos produtores de leite no Estado deixaram a atividade de 2015 até agora. Citou também números da assessoria econômica do Sistema Farsul, onde demonstram o aumento dos custos para o produtor. "O custo de produção em julho de 2020, que era de R$ 1,28 passou para R$ 1,59 em julho de 2021. Portanto tivemos 24% de aumento em relação há 12 meses. E se pegarmos o preço do nosso Conseleite em julho de 2020, de R$ 1,45 e em julho deste ano de R$ 1,70, dá um acréscimo de 18%. Isso nos leva a um resultado final de que a margem para o produtor reduziu em 33% nestes últimos 12 meses, ou seja, ele perdeu um terço em 12 meses", salientou.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang frisou também a necessidade de uma previsão de preços pagos ao produtor para que o mesmo possa realizar investimentos em qualidade e sanidade na propriedade. "Uma terneira nascida em setembro de 2021 só vai produzir lucro em setembro de 2023, são 24 meses, isso com ela bem criada, com conforto e boa comida. Então o segmento leite não é para aventureiros, não se pode um ano produzir leite e outro não, ele precisa se manter. O produtor de leite, e esta é uma luta grande, precisa ter um preço mínimo e até um preço futuro, que tenhamos certeza que não iremos ganhar menos e poder fazer algum investimento. É médio e longo prazo", explicou.

O Agropauta Web Talks é promovido pela AgroEffective e quinzenalmente traz nas segundas-feiras um encontro virtual sobre temas relacionados ao setor.


Campanha vai estimular consumo de leite Anterior

Campanha vai estimular consumo de leite

Grande Campeã tem cota comercializada por R$ 40,5 mil Próximo

Grande Campeã tem cota comercializada por R$ 40,5 mil

Deixe seu comentário