BAGÉ WEATHER

Ovinocultura

Fenovinos tem incremento de 50% de animais inscritos

Divulgação/Arco imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Animais desfilaram nas três pistas montadas para os julgamentos

A 33ª edição da Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), realizada em Lavras do Sul, contou com a participação de 377 ovinos das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper e Crioula, além das variedades Naturalmente Coloridas, sendo 320 exemplares a galpão e 16 trios de rústicos que desfilaram nas três pistas montadas para os julgamentos.

A feira teve um incremento de mais de 50% no número de inscritos em relação a Fenovinos de 2019, com a participação de 78 cabanhas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e 43 expositores.

Destaque também para a comercialização durante o remate da 33ª Fenovinos, que obteve um faturamento de mais de meio milhão com a comercialização de mais de mil ovinos, sendo 995 de rebanho geral e 22 animais de elite. O carneiro mais valorizado foi o Corriedale Grande Campeão, vendido pela Cabanha Letícia, de Barra do Quaraí, por 35 mil.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, a feira foi um sucesso. "Os produtores de genética estavam ansiosos por uma oportunidade de mostrar seus produtos, resultado de muito trabalho e dedicação", enfatizou.

O presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, disse que foi um desafio enorme para organizar a feira. "Mas ao mesmo tempo víamos a motivação de todos para que a Fenovinos fosse realizada e, mesmo sem poder receber produtores e a comunidade Lavrense, concluímos com êxito a 33ª Fenovinos", pontuou.

Próxima sede

Em programação paralela, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Crioulos - a ABCOC - promoveu uma exposição de coxinilhos - indumentária muito utilizada para montaria e também na produção de artigos de decoração, produzidos a partir das mechas da ovelha da raça crioula e de outros produtos de fibra natural e sintéticos.

Como já é de praxe na Fenovinos, no último dia, os expositores escolhem a cidade sede da edição seguinte da exposição, que tem caráter itinerante. Dois municípios se candidataram a sediar a 34ª edição da Fenovinos em 2022 - Santana do Livramento e Alegrete. Dos 43 expositores que estiveram presentes na eleição, 24 escolheram Santana do Livramento. 

Raças Hereford e Braford estarão presentes na Expointer Anterior

Raças Hereford e Braford estarão presentes na Expointer

Cabanha Saudade dica em 2ª lugar no teste de eficiência alimentar da ABCDB Próximo

Cabanha Saudade dica em 2ª lugar no teste de eficiência alimentar da ABCDB

Deixe seu comentário