BAGÉ WEATHER

Peixes

Psicultores da região são beneficiados com viveiros

Evandro Oliveira/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Trabalhos de escavação dos viveiros nas propriedades

Municípios do Rio Grande do Sul estão sendo beneficiados com a construção de viveiros para estabelecer o cultivo de peixes em sistemas semi-intensivos sustentáveis para famílias de pequenos produtores. Essa é uma das etapas do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. De acordo com informações do governo do Estado, entre os municípios beneficiados estão Aceguá e Pedras Altas.

A ideia do Programa, segundo a engenheira agrônoma da Divisão de Pesca e Aquicultura do departamento, Bruna Bitencourt da Costa, é popularizar o consumo de peixe no Rio Grande do Sul, através de iniciativas de incremento da produtividade, da produção sustentável, da industrialização e da comercialização de pescado.

Bruna contou que, em 2020, foi realizado um pregão eletrônico para contratação de empresas especializadas para a construção desses viveiros de piscicultura e, em julho de 2021, iniciaram-se as contratações das vencedoras de cada lote.

Para a execução do Programa, a Emater/RS-Ascar elaborou os projetos técnicos e, a partir do pregão realizado, serão feitos os trabalhos de escavação dos viveiros nas propriedades. Conforme dados da Emater, o Estado produz mais de 50 mil toneladas de pescados de cultivo em açudes e tanques escavados e há um potencial para ampliação.


Zoneamento agrícola está disponível para todo o país Anterior

Zoneamento agrícola está disponível para todo o país

Uso de drones é regulamentado em atividades agropecuárias Próximo

Uso de drones é regulamentado em atividades agropecuárias

Deixe seu comentário