BAGÉ WEATHER

Grão

Mapa publica zoneamento agrícola do feijão

Divulgação/ ?iStock/Mapa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Medida é para a segunda safra do grão

Foram publicadas no Diário Oficial da União de ontem  as portarias com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2021/2022, para a cultura do feijão de segunda safra.

De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) tem grande importância econômica e social. Pelas características de seu ciclo é uma cultura apropriada para compor desde sistemas agrícolas intensivos, altamente tecnificados, até aqueles com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência. 

A temperatura do ar tem grande influência na produção e produtividade do feijoeiro. Temperaturas elevadas ou baixas, em especial no período de florescimento e frutificação, são prejudiciais à cultura. O rendimento do feijoeiro é também afetado pela condição hídrica do solo, sendo que a deficiência hídrica pode reduzir a produtividade em diferentes proporções, de acordo com as diferentes fases do ciclo da cultura, principalmente nos períodos de florescimento e início de formação das vagens. O excesso de chuvas durante o período de colheita é altamente prejudicial à cultura. 

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. 

Teste pioneiro será realizado em lavouras do Rio Grande do Sul Anterior

Teste pioneiro será realizado em lavouras do Rio Grande do Sul

Leilões de milho para abastecer pequenos criadores Próximo

Leilões de milho para abastecer pequenos criadores

Deixe seu comentário