BAGÉ WEATHER

Lavouras

Levantamento destaca região de Bagé

José Schafer/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Colheita de trigo chegou a 85% da área cultivada no Estado

Os últimos dias foram secos e ensolarados, com registro de chuvas esparsas, baixa umidade do ar e temperaturas com grande variação entre as madrugadas e as tardes. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, esse cenário climático favoreceu o avanço da colheita de trigo para 85% da área cultivada no Estado. Do restante da área cultivada, 14% estão em maturação e apenas 1% ainda em enchimento de grãos.

Na região da Emater/RS-Ascar de Bagé, o período seco e ventoso foi favorável à perda de umidade dos grãos e para a colheita da aveia branca na Campanha, que ultrapassa 20% da área cultivada. Produtores priorizam o plantio da soja em detrimento da colheita das lavouras de aveia maduras (cerca de 40% da área), considerando que as perdas pelo atraso são pouco expressivas, comparadas com os prejuízos ao potencial produtivo da soja, quando implantada após a segunda quinzena de novembro. Na Fronteira Oeste, a colheita foi encerrada.

Culturas de verão

O tempo seco retardou o avanço do preparo do solo e do plantio da soja em algumas regiões, e alcança no Estado, 52% da intenção da safra 2021-2022.

A semeadura do milho avançou lentamente em virtude da diminuição da umidade do solo e chega a 85% no Estado. Destes, 69% está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 11% em enchimento de grãos.

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Bagé e Pelotas, produtores de arroz ajustam o manejo das últimas áreas de plantio. Na Fronteira Oeste, as condições favoráveis do tempo permitiram que o plantio seja escalonado e em acordo com o zoneamento.

 

Técnicos levantam dados e informações das culturas de inverno Anterior

Técnicos levantam dados e informações das culturas de inverno

Campanha alerta para os cuidados no uso de antimicrobianos Próximo

Campanha alerta para os cuidados no uso de antimicrobianos

Deixe seu comentário