BAGÉ WEATHER

Seca

Agricultura e pecuária familiar pedem socorro

Sérgio Hubert/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gado é o que mais sofre com a falta de chuva


A estiagem está castigando toda a Região Sul do país. Nos três estados, os relatos são de perdas consideráveis em diversas culturas, tais como milho, soja e hortifrutigranjeiros. Por isso, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep) se reuniram para discutir o assunto.

Os três estados encontram-se em situação similar e a agricultura e a pecuária familiar estão pedindo socorro, pois há registros de falta de água, falta de ração animal e perdas quase que totais nas lavouras de muitos municípios.

Para reforçar a necessidade urgente de auxílio por parte do governo Federal, as três federações decidiram por unificar suas pautas e, com o auxílio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), pleitear em conjunto por medidas que possam auxiliar a categoria.

De acordo com o presidente da Fetag-RS e coordenador da Região Sul da Contag, Carlos Joel da Silva, a agricultura e a pecuária familiar dos três estados estão em situação desesperadora. "Unir as pautas é importante, pois fortalece os pedidos e simplifica para que o governo Federal possa agir a atender as nossas necessidades, pois as famílias estão perdendo tudo e ficando ainda mais endividadas. É urgente que medidas sejam adotadas para salvar quem produz os alimentos no Brasil", afirmou.


Resultados das análises de derivas por herbicidas são divulgados Anterior

Resultados das análises de derivas por herbicidas são divulgados

Soja é a mais afetada pelas condições climáticas Próximo

Soja é a mais afetada pelas condições climáticas

Deixe seu comentário