Seca
Agricultura e pecuária familiar pedem socorro
Sérgio Hubert/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gado é o que mais sofre com a falta de chuva
A estiagem está castigando toda a Região Sul do país. Nos três estados, os relatos são de perdas consideráveis em diversas culturas, tais como milho, soja e hortifrutigranjeiros. Por isso, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep) se reuniram para discutir o assunto.
Os três estados encontram-se em situação similar e a agricultura e a pecuária familiar estão pedindo socorro, pois há registros de falta de água, falta de ração animal e perdas quase que totais nas lavouras de muitos municípios.
Para reforçar a necessidade urgente de auxílio por parte do governo Federal, as três federações decidiram por unificar suas pautas e, com o auxílio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), pleitear em conjunto por medidas que possam auxiliar a categoria.
De acordo com o presidente da Fetag-RS e coordenador da Região Sul da Contag, Carlos Joel da Silva, a agricultura e a pecuária familiar dos três estados estão em situação desesperadora. "Unir as pautas é importante, pois fortalece os pedidos e simplifica para que o governo Federal possa agir a atender as nossas necessidades, pois as famílias estão perdendo tudo e ficando ainda mais endividadas. É urgente que medidas sejam adotadas para salvar quem produz os alimentos no Brasil", afirmou.
Deixe seu comentário