Saúde
Prefeito e Santa Casa apresentam projeto de hospital oncológico para a ministra
Murilo Gonçalves imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Outras demandas também foram tratadas em visita
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Bagé nessa quinta-feira (23), onde recebeu, do prefeito Luiz Fernando Mainardi e da provedoria da Santa Casa de Caridade, o projeto para a construção de um hospital para o tratamento do câncer, anexo à atual estrutura da Santa Casa. Durante a visita, Nísia Trindade entregou duas ambulâncias, que irão qualificar o atendimento do Samu no município.
A primeira visita da Ministra em Bagé foi ao Serviço de Radioterapia da Santa Casa, que recebe, atualmente, mais de 20 novos pacientes por mês. Ela também esteve no novo bloco obstétrico, recentemente reformado. Na ocasião, o vice-Provedor da Santa Casa, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, falou sobre o crescimento do hospital e apresentou a demanda da região pela construção de um hospital oncológico. O projeto prevê, segundo o vice-provedor, três unidades exclusivas para pacientes com câncer, incluindo uma
unidade para a o tratamento pediátrico. Cada unidade deve contar com 23 leitos.
“Esse projeto é fruto de uma conversa que tive com o prefeito Mainardi há cerca de dois anos e ele me pediu um projeto que beneficiasse não só o hospital, mas que causasse muito impacto na saúde dos bageenses e da região”, explicou o médico.
Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que a construção do hospital é uma reivindicação não só da Santa Casa, mas de toda a região. “O nosso pedido é para que o governo comece a trabalhar com o fortalecimento desta proposta, de ampliar o sistema oncológico da Santa Casa. E renovamos, mais uma vez, a nossa disposição de total parceria para que a Santa Casa continue oferecendo os melhores serviços para a nossa comunidade de Bagé e região”, disse.
Sobre o assunto, Nísia afirmou que levará a demanda ao presidente Lula e propôs que os deputados também trabalhem em conjunto pela questão. “Vamos olhar com toda atenção [para o pedido], mas, mais do que olhar com toda atenção [...] vamos trabalhar juntos sobre como avançar, o que podemos fazer, contando sempre com os nossos deputados, como tem que ser”, disse Nísia Trindade.
A ministra também agradeceu ao município e ao hospital pelo cuidado com as pessoas. “Fiquei muito feliz de ter ido à maternidade, de ver o ambiente organizado, de saber quantas crianças estão nascendo [...] fico também com muitas esperanças, com o Prefeito Mainardi, que a gente possa, juntos, fazer muito pela saúde da população de Bagé”, afirmou.
Ainda na agenda da ministra esteve uma passagem pela Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24h, onde visitou a sala de raio-x e o espaço de acolhimento dos pacientes. As melhorias necessárias ao seu funcionamento foram reforçadas pelo prefeito Mainardi à equipe do Governo Federal.
O encontro foi finalizado com a entrega de duas ambulâncias para o Samu de Bagé, além de uma reunião fechada entre a equipe do Ministério da Saúde, o Governo Municipal, representantes do Legislativo, Urcamp e Santa Casa. Na pauta, diversos assuntos relacionados à Saúde do município e região, dentre eles a criação de um curso de Medicina em Bagé.
Outras ações
Na comitiva do Ministério da Saúde estavam, também, o Secretário Adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio da Cunha, que apresentou as ações do Governo Federal no combate à dengue. Ele destacou que há uma elevação significativa nos casos da doença no Brasil, mas isso não ocorre em Bagé.
Para a manutenção dos baixos índices, o Ministério da Saúde, segundo ele, defende três eixos: a prevenção, a atenção e a assistência. Ele reforçou, também, que o município mantém estreita relação com a secretaria.
O Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proença de Oliveira, apresentou a Rede Alyne, de cuidado integral para gestantes e bebês. Ele explicou como funciona a rede e os dispositivos que ela apresenta para esse cuidado. “Falar sobre mortalidade materna é falar também sobre a organização da gestão do sistema de saúde para enfrentar essa questão”, disse.
Já o Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Adriano Massuda, falou sobre o programa Mais Acesso a Especialistas, que tornará o acesso dos pacientes às consultas e aos exames especializados mais rápido e com menos burocracia. “O programa propõe um pacote de consultas, exames, retorno com especialista nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Por que as cinco áreas? Porque é onde a gente tem a maior fila e não dá para esperar”, explicou. De acordo com Massuda, o Rio Grande do Sul já está sendo contemplado pelo programa, com a liberação de R$ 200 milhões e os municípios, como Bagé, deverão apresentar um plano para se filiar à iniciativa.
Deixe seu comentário