Garota de programa é agredida a socos e tem genitália perfurada com caneta
Oportunidade
Prouni abre inscrições nesta sexta-feira
Rafa Neddermeyer imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Prazo se estende até dia 28
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e vão até às 23h59min do dia 28 de janeiro. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, o candidato deve ter uma conta no portal Gov.br, fazer login com CPF e senha, e preencher o formulário de inscrição.
Requisitos
Para participar do Prouni 2025, os interessados devem atender a alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário ter concluído o ensino médio, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral ou parcial, ter cursado parcialmente em escola pública e em instituição privada como bolsista, ser pessoa com deficiência (PCD), conforme a legislação brasileira, ou ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.
Em relação à renda familiar, para optar pelas bolsas integrais, o candidato deve ter uma renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025). No entanto, esses critérios de renda não se aplicam aos professores da rede pública que se inscrevem para cursos de licenciatura e pedagogia. O candidato também deve escolher, no momento da inscrição, se vai concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas, voltadas para pessoas com deficiência, ou autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.
Classificação
A classificação dos candidatos será feita com base na melhor média obtida no Enem, levando em consideração a modalidade de concorrência escolhida, o curso, o turno e a instituição. A ordem de prioridade para as vagas será a seguinte: 1) professores da rede pública para cursos de licenciatura e pedagogia, 2) estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública, 3) estudantes que cursaram parcialmente em escola pública e instituição privada como bolsistas integrais, 4) estudantes que cursaram parcialmente em escola pública e instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa, 5) estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsistas integrais, e 6) estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa.
Resultados
O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro de 2025, e a segunda chamada em 28 de fevereiro de 2025. Após essas duas chamadas, os candidatos não contemplados poderão participar da lista de espera, com inscrições entre 26 e 27 de março de 2025, e resultado disponível em 1º de abril de 2025. Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada devem entregar a documentação para comprovação das informações prestadas entre 4 e 17 de fevereiro.
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado para estudantes que não têm diploma de nível superior e atende, principalmente, aqueles com renda familiar per capita baixa. Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.
Deixe seu comentário