O prefeito Luiz Fernando Mainardi visitou, nessa segunda-feira (6), o setor de Transporte Escolar de Bagé, ligado à Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed). No local, o chefe do Executivo atestou que dos 34 veículos disponíveis, apenas 12 estavam em condições de uso, e todos apresentavam necessidade de manutenção. Na ocasião, Mainardi detalhou o que será feito para garantir que os estudantes sejam atendidos com segurança desde o primeiro dia de aulas de 2025.
Durante a visita, os funcionários da frota esclareceram para o prefeito a condição em que se encontram os veículos, que atendem a 25 linhas e a mais de 380 alunos do município e Estado. Eles destacaram que as manutenções automotivas foram negligenciadas nos últimos anos e há veículos com pouca quilometragem deteriorados. “É um estado de abandono total. Há veículos que já passam de 40 mil quilômetros sem trocar o óleo. Vimos ônibus com 14 mil km rodados em que faltam peças e até bancos”, disse Mainardi.
Os funcionários também denunciaram que alguns motoristas estão com o curso para condutores de veículos de transporte escolar vencido. O prefeito já autorizou a atualização destas especializações, a fim de que estejam em dia para o início das aulas. “Em relação aos veículos, nós vamos recuperar o que for possível até o dia 17, em que iniciam as aulas, e o que não for possível teremos que contratar veículos para transportar os estudantes. Com o tempo vamos fazer com que esse setor volte a ser organizado”, garantiu.
Deixe seu comentário