Saúde
Raio-x do PAM I volta a operar após manutenção
Rayssa Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Equipamento estava parado desde outubro de 2024
O aparelho de raio-x do PAM I retomará os exames na terça-feira (14), após manutenção viabilizada pela Prefeitura com recursos próprios. O serviço estava paralisado desde outubro, o que resultou em muitos pacientes sem diagnóstico. Os agendamentos recomeçam já na segunda-feira (13), com previsão de atender 60 pacientes por dia em dois turnos. O objetivo é zerar a fila acumulada de três meses. Segundo Everaldo Cruz, coordenador do PAM I, a retomada permitirá avanços nos tratamentos que dependem dos exames.
Em detalhes
Os agendamentos do exame retornam na segunda e no dia seguinte serão realizados 60 exames por dia em dois turnos. O aparelho do PAM I é o único que atende os encaminhamentos dos postos de saúde da cidade pelo SUS. Por isso, há uma demanda reprimida de três meses. O número de exames previsto busca zerar essa fila.
"Muitos pacientes estavam aguardando a realização do exame para fechar diagnóstico e, com isso, não conseguiam avançar no tratamento por não estarmos em condições de fornecer. Agora, será possível e com ampliação no número de pacientes”, reiterou Cruz.
A secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Terezinha Ricaldone, lembrou que "o PAM é que dá vazão a todos os atendimentos eletivos da rede; todos os raios-x que são pedidos nos postos devem ser direcionados ao PAM e isso estava nos dando um problema grande de demanda”.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi sustentou que é inaceitável um aparelho dessa importância permanecer parado. "É inaceitável que Bagé estivesse sem raio-x, tanto no PAM quanto na UPA, dois pilares fundamentais da estrutura de Saúde do município. Desde os primeiros dias de governo, priorizamos resolver essa situação e já restabelecemos o funcionamento do raio-x no PAM", detalhou.
E ele anunciou que a meta é reativar o equipamento da UPA ainda este mês. Vale mencionar que, mesmo com o conserto do raio-x do PAM I, a demanda da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) continuará sendo encaminhada para Santa Casa de Bagé. Isso justamente para zerar a fila de pacientes que aguardam o exame. "Equipes da Secretaria de Saúde já estão trabalhando na substituição do aparelho da UPA, para que ocorra no menor espaço de tempo possível", finalizou a divulgação da Prefeitura.
Deixe seu comentário