Infantil
Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Índice é positivo sobretudo na vacinação infantil
Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um aumento significativo no número de municípios com coberturas vacinais superiores a 95% para as vacinas essenciais do calendário infantil. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que, em 2023, o Brasil conseguiu vacinar mais pessoas do que nos quatro anos anteriores, por meio de um esforço conjunto e integrado. A Operação Gota, que levou vacinas a comunidades isoladas, foi crucial para atingir as metas de imunização e garantir a proteção de crianças e comunidades em todo o país.
O Brasil também alcançou importantes marcos no calendário vacinal infantil. A cobertura para a segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, foi registrada em 2.408 municípios, um aumento de mais de 180% em relação a 2022. A primeira dose da tríplice viral também teve um aumento significativo, atingindo 3.870 cidades em 2024, o que representa um crescimento de 55,7% em comparação ao ano anterior. A vacina contra a poliomielite também teve um desempenho positivo, com um aumento de quase 93% no número de municípios que alcançaram a meta, passando de 1.466 em 2022 para 2.825 em 2024.
Em relação ao abastecimento de vacinas, o Ministério da Saúde garantiu o envio de 100% da demanda apresentada pelos estados, com mais de 604 milhões de doses distribuídas entre 2023 e 2024. Embora tenha havido escassez de matéria-prima para algumas vacinas, como varicela e tetraviral, o ministério conseguiu manter estoques estratégicos para atender situações de surto, garantindo o fornecimento de mais de 1,7 milhão de doses em 2024. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Edder Gatti, assegurou que eventuais problemas com fornecedores seriam resolvidos e que, até o primeiro semestre de 2025, o abastecimento estaria normalizado.
Além disso, o Ministério da Saúde adotou medidas para evitar desperdícios de vacinas. Em 2023, retirou o sigilo dos estoques e descartes de vacinas, utilizando mais de 12,3 milhões de doses que seriam perdidas, economizando cerca de R$ 252 milhões. Para 2024, foi anunciado um orçamento de mais de R$ 7 bilhões no Plano de Vacinação para 2025, o que permitirá a compra de pelo menos 260 milhões de doses, garantindo a continuidade do abastecimento e a proteção da população brasileira contra doenças preveníveis.
Deixe seu comentário