BAGÉ WEATHER

Instabilidade

Oscilações de energia afetam comércio e geram prejuízos em Bagé

Priscila Petrecheli imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Além do comércio, falta de luz tem causado problemas no abastecimento de água

Nas últimas semanas, comerciantes da avenida Sete de Setembro têm reclamado de faltas de luz e de oscilação na energia. Além de prejuízo com os equipamentos, os comerciantes afirmaram que também perderam vendas. 

O empresário Richarles Nogueira, da Leb Livraria e Café, falou que um técnico de Rio Grande precisou fazer manutenção em um dos equipamentos por conta das quedas. “No último sábado, ficou indo e vindo no mínimo seis vezes. Estávamos com cerca de 30 clientes, que foram embora pois não tínhamos como preparar os lanches devido à falta de energia”, relata. 

Já Wafá Shihadeh, dona da Wafá, afirma que as quedas são constantes e que fica com medo que os equipamentos queimem. Ela explica que falta a luz por alguns instantes ou minutos e volta. No momento que esta entrevista estava sendo realizada, houve uma nova queda de energia.  E durante a redação desta matéria, na redação do Folha do Sul, também houve uma queda de luz. 

Leonardo Ilha, um dos proprietários da Docinho de Açúcar, relatou que não é a falta o problema, mas sim oscilação - a energia fica apenas em meia fase. Segundo ele, alguns equipamentos, como a máquina de sorvete, não funcionam quando isso acontece, pois demandam mais energia. “Na semana passada, quando estava muito calor, a gente ficou três dias sem operar a máquina por causa da oscilação na energia”, menciona. Ilha afirmou que perdeu cerca de 50 vendas neste período. Além disso, relatou que teve um problema com o ar-condicionado, que perdeu o gás por causa da oscilação. 

Abastecimento de água 

Não apenas a avenida Sete tem sofrido com a falta de luz. Conforme noticiado no dia 4 de fevereiro, pelo Folha do Sul, o motor do sistema de abastecimento São João - que atende os bairros Ivo Ferronato, Malafaia, São Bernardo e arredores - foi danificado, e isso causou o desabastecimento de água nessas localidades. O motor da caixa da São João foi danificado, porém estragou o motor que está localizado na ETA, que abastece a zona Norte da cidade, porém já foi consertado.  

Segundo a assessoria de imprensa do Daeb, as quedas de luz a todo momento fazem os motores desligarem. Ao ocorrer isso, funcionários do Daeb vão até o motor e religam, recomeçando o bombeamento, o que faz demorar a regularização do abastecimento em algumas regiões, principalmente nas chamadas pontas de rede. Ainda informam que na tarde dessa quinta-feira, foi interrompido o fornecimento de energia na barragem Emergencial. 

Contraponto 

A CEEE Equatorial, por meio de sua assessoria de imprensa, informou na tarde dessa quarta-feira, dia 5, que as ocorrências na rede que atende a região de Bagé estão relacionadas com manobras para remanejar a carga e em função do calor excessivo para evitar interrupção de energia.   

Segundo a assessoria, a distribuidora está investindo mais de R$ 28 milhões na construção da nova subestação Bagé 3, prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano. Serão erguidos ainda 7,5 quilômetros de linhas, com estruturas de concreto, que vão interligar as subestações Bagé 1 e Bagé 2, que já atendem a região.  

A distribuidora lembra ainda que, no caso de falha no fornecimento de energia elétrica, é necessário registrar nos canais oficiais de atendimento da companhia: Central de Atendimento 0800 721 2333;  WhatsApp/Clara (51) 3382 5500; agência virtual, no www.equatorialenergia.com.br.

Saúde alerta para proteção em dias de calor extremo Anterior

Saúde alerta para proteção em dias de calor extremo

Programa Sinuelo da Tradição está há 47 anos no ar Próximo

Programa Sinuelo da Tradição está há 47 anos no ar

Deixe seu comentário