Estado
Temperaturas extremas serão a realidade nos próximos dias
Iara Puntel imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nuvens cogumelo são consequência do calor
O Rio Grande do Sul enfrenta dias de calor extremo, com temperaturas que já ultrapassam os 40°C. A situação é considerada incomum para a climatologia local, especialmente no Oeste gaúcho, onde a cidade de Quaraí registrou 40,3°C às 11h dessa terça-feira. Esse nível de calor antes do meio-dia é raro no Estado, e indica uma jornada escaldante para os gaúchos, como definiu a MetSul Meteorologia.
Nesta quarta-feira, em Bagé, há possibilidade de chuva isolada, mas o acumulado deve ser muito pouco (1,7 milímetros). A temperatura mínima será 22°C e a máxima atinge os 38°C. Para quinta-feira também há prognóstico de chuva - pouco mais de um milímetro. Os termômetros oscilam entre 22°C e 36°C. O calor dá uma pequena trégua na sexta, com mínima de 19°C e máxima de 34°C, mas no sábado os termômetros voltam a ficar próximos dos 40°C. No domingo e na segunda, deve chegar de fato aos 40°C.
Outras cidades
Nos últimos dias, Quaraí tem sido destaque nas temperaturas extremas. No domingo, a cidade atingiu 39,1°C, e na segunda-feira, chegou a impressionantes 42,5°C, o maior registro do Brasil em 2025 até o momento. Essa marca superou os recordes anteriores do ano, como os 42,4°C também em Quaraí, em 23 de janeiro, e os 42,1°C em Porto Murtinho (MS), em 17 de janeiro. Há possibilidade de que novos recordes sejam estabelecidos.
Municípios como Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Alegrete, Maçambará e São Borja enfrentarão calor intenso, com níveis considerados perigosos. Na Grande Porto Alegre, o calor será excessivo, com temperaturas de 6°C a 8°C acima da média para fevereiro. Na capital, a maioria dos bairros terá máximas entre 35°C e 37°C, podendo ser ainda maiores em algumas áreas devido ao efeito da ilha de calor urbano.
Deixe seu comentário