BAGÉ WEATHER

Clima

Alerta é para bolha de calor com máximas extremas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Semana começou com amplitude térmica

A Patagônia argentina registrou um novo recorde absoluto de temperatura máxima na cidade da província de Chubut. Os termômetros marcaram 43,6°C, superando o recorde anterior de 42,6°C registrado em 23 de janeiro do ano passado. Este valor é considerado o mais alto já registrado no mundo em uma localidade tão ao Sul, situada a 43°S de latitude.   

  

Além do calor extremo, as províncias patagônicas enfrentaram ventos destrutivos. No aeroporto de Rio Gallegos, rajadas chegaram a 115 km/h, enquanto em Comodoro Rivadavia atingiram 100 km/h.   

  

Nos próximos dias, uma bolha de calor deve intensificar as altas temperaturas no Centro e no Norte da Argentina, com valores superiores a 40°C em diversas províncias. A cidade de Buenos Aires enfrentará uma escalada gradual do calor, com previsão de temperaturas escaldantes na segunda metade da semana, quando máximas próximas de 40°C são esperadas.   

  

A MetSul Meteorologia alerta que essa bolha de calor também afetará o Rio Grande do Sul. O Oeste do Estado, que já enfrenta temperaturas elevadas, deverá registrar picos próximos de 40°C, enquanto na área metropolitana de Porto Alegre e nos vales as máximas podem variar entre 36°C e 38°C na quinta e sexta-feira.   

  

O calor excessivo agravará a perda de umidade no solo por evapotranspiração, piorando as condições das lavouras, especialmente no interior gaúcho. A situação já é crítica em diversas áreas devido à seca prolongada.   

  

Risco de temporais isolados   

Com a intensificação do calor na segunda metade da semana, aumentam as chances de temporais isolados. A MetSul destaca para a possibilidade de chuva forte, vendavais e granizo, especialmente a partir de quinta-feira. O cenário será semelhante ao observado na virada do ano, quando o calor intenso favoreceu a formação de tempestades localizadas e potencialmente destrutivas.   

  

Campanha 

O prognóstico para a Rainha da Fronteira aponta 38°C de máxima nesta quarta-feira. O dia será quente mesmo na quinta, com 40°C de máxima (a mínima fica em 20°C), e previsão de 12,4 milímetros de precipitação. A chuva segue na sexta-feira, mas o acumulado não deve ultrapassar os sete milímetros. A mínima mais uma vez fica em 20°C e a máxima em 36°C. No final de semana as temperaturas seguem altas (mínimas entre 19°C e 20°C e máximas de 37°C e 30°C, respectivamente), e a chuva fraca, com 4,4 milímetros no sábado e 12,6 milímetros no domingo.  

  

Estiagem 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé (Comder) convocou uma reunião extraordinária. O encontro está marcado para a quinta-feira, 16 de janeiro, às 9h30min, na sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária. Está prevista a presença do secretário Edegar Franco, do Desenvolvimento Rural. E há expectativa de tratar sobre a estiagem, que já preocupa produtores rurais em diversas localidades. Um exemplo dessa situação é o município vizinho de Hulha Negra, onde já foi implementado um regime de racionamento de água com duração superior a três horas diárias. 


Festa de São Sebastião mobiliza fiéis da Rainha da Fronteira Anterior

Festa de São Sebastião mobiliza fiéis da Rainha da Fronteira

Monteiro assume o Imba e quer aumentar número de alunos Próximo

Monteiro assume o Imba e quer aumentar número de alunos

Deixe seu comentário