Ensino superior
Interessados têm até sexta para se inscrever no Fies
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/997948/file/desktop/08.1.1.jpg?1738758879)
Marcello Casal Jr. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fies financia cursos superiores não gratuitos
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 começaram nessa terça-feira, 4/2, e seguem até sexta-feira, 7/2. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet, por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de fevereiro.
Nesta edição, serão disponibilizadas 67 mil vagas, sendo que metade delas será destinada ao Fies Social, modalidade voltada para estudantes de baixa renda. Para se enquadrar nesse critério, o candidato deve possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Após a divulgação do resultado, os candidatos pré-selecionados na chamada única deverão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Somente após essa etapa será possível formalizar a contratação do financiamento estudantil.
Os candidatos que não forem pré-selecionados automaticamente entram na lista de espera, seguindo a ordem de classificação. Conforme o cronograma do MEC, novas pré-seleções ocorrerão entre os dias 25 de fevereiro e 9 de abril, permitindo novas oportunidades para os estudantes interessados no financiamento.
Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Já o Fies Social, regulamentado pela Resolução nº 58/2024, busca ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, oferecendo melhores condições de financiamento, incluindo a possibilidade de cobertura total dos encargos educacionais.
Deixe seu comentário