Serviço
Secretária da Saúde confirma pagamento retroativo de convênios às entidades
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/999108/file/desktop/4.1.1.jpeg?1739194469)
Marcelo Duarte imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Terezinha afirma que isso é um compromisso do governo
A Secretária da Saúde, Terezinha Ricaldone, confirmou que os convênios de atenção às pessoas com deficiência serão pagos retroativamente a janeiro deste ano. A confirmação veio durante uma reunião com a vereadora Ana Paula Moreira, do PT.
A ideia é garantir que todas as entidades que prestaram atendimento nesse período recebam os repasses devidos, assegurando a continuidade dos serviços essenciais, especialmente para crianças e jovens com deficiência.
Para a vereadora Ana Paula, é uma conquista devido a importância da medida para as instituições que prestam esse atendimento. "Essa é uma vitória para as entidades e para todas as famílias que dependem desses serviços. Isso também traz segurança para quem atua na linha de frente do cuidado e apoio às pessoas com deficiência", afirmou.
A secretária da Saúde afirma que a medida reafirma o compromisso do governo e a garantia de direitos. "Sabemos da importância desses serviços para milhares de famílias. Nosso objetivo sempre foi garantir que nenhuma entidade ficasse desassistida e que os profissionais pudessem continuar prestando atendimento com qualidade", declarou Terezinha Ricaldone.
Os convênios anteriores tiveram seu período encerrado em dezembro de 2024. Com a posse da atual gestão, a renovação desses convênios foi autorizada e as secretarias estão trabalhando para efetivar os novos contratos com o objetivo de dar continuidade dos atendimentos. Apesar disso, o pagamento dos atendimentos prestados desde janeiro foi assegurado.
Caminho da Luz
O convênio entre o Caminho da Luz e o governo municipal finalizou em dezembro de 2024 e, nos últimos anos, era válido a partir de março. Apesar disso, a instituição não suspendeu os atendimentos nos meses de janeiro e fevereiro. O repasse mensal era de R$ 15 mil.
Pelo convênio, o Caminho da Luz prestava serviços nas áreas de psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social. De acordo com o Plano de Trabalho apresentado pela entidade, ocorreram 375 atendimentos mensais.
"É uma grande notícia, mas ainda precisamos aguardar. Esperamos que em breve a informação seja confirmada e possamos renovar o convênio para 2025, o que vai ser uma garantia de segurança não só para o trabalho do Caminho da Luz, mas para as famílias que precisam dos atendimentos", pondera a presidente da instituição, Nicole Machado de Lemos.
Uma reunião entre o Caminho da Luz e a Secretaria de Saúde de Bagé está prevista para o dia 12 de fevereiro para, justamente, discutir os termos da renovação do convênio.
Deixe seu comentário