Mais de 40% dos universitários trancaram curso por não conseguir pagar
Santa Thereza
Baile no Tempo das Marchinhas quer resgatar memória cultural
Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Programação ocorre no centro cultural em fevereiro
O Baile no Tempo das Marchinhas, em Santa Thereza, já tem dia para começar. Organizado pela Associação Pró-Santa Thereza, com o apoio da Prefeitura de Bagé, ocorrerá nos dias 8 e 15 de fevereiro. O baile terá estacionamento no Parque do Gaúcho.
O responsável pela pasta, Zeca Brito, explicou que a Prefeitura apoia com parte da estrutura técnica, auxilia com o som e com os serviços e, principalmente, incorporando esse carnaval ao calendário oficial, como definiu. “Ou seja, oficializando, dando importância para ele, tornando ele algo de relevância para o município”, sustentou Brito.
Aliás, na próxima sexta-feira, adiantou Brito, o prefeito Luiz Fernando Mainardi irá anunciar o calendário do carnaval deste ano, com todas as atividades que serão contempladas pelo município.
Atração
A decoração do complexo cultural será feita através da oficina realizada pela arte-educadora Márcia Brum e é um oferecimento da Associação Pró-Santa Thereza. A atividade acontece nesta e na próxima semana. Ou seja, da oficina irá resultar os adereços para ornamentar o Centro Histórico nos dois dias de carnaval.
A grande atração fica por conta da Orquestra Rubens Veiga, novidade neste ano. “Vão compor a lira de Santa Thereza, a tradicional lira que executa marchinhas de carnaval de todos os tempos num baile que é pensado para atender toda a família”, afirmou o secretário.
Importância
Para Brito, o Baile no Tempo das Marchinhas é relevante pois recupera a memória da identidade cultural bageense, revitalizando a tradição de uma cidade carnavalesca.
“A memória dos antigos carnavais que fizeram com que Bagé fosse um território de celebração da diversidade, da pluralidade, das diferentes manifestações culturais que se apresentam no carnaval”, argumentou.
Deixe seu comentário