Folia
Samba Na Praça e Carnaval dos Gigantes alegra o Centro de Bagé

Anderson Coka imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Atração contou com participação do mesa de Bar e ensaio da Libes
O Carnaval 2025 em Bagé teve um fim de semana marcado por muita música e animação no Centro da cidade. No sábado (22), a praça Silveira Martins recebeu o evento Samba na Praça, que reuniu centenas de pessoas ao som do grupo Mesa de Bar e do ensaio aberto da Liga Bageense de Escolas de Samba (Libes). A iniciativa integrou a programação oficial do carnaval e celebrou a tradição do samba na região.
O secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, ressaltou a importância do evento para a valorização da cultura popular. Segundo ele, o Samba na Praça reforça a identidade cultural da cidade, e destaca nomes como o grupo Mesa de Bar, a Libes e o carnavalesco Edgar Muza, "que tanto fez e ainda faz pela memória do carnaval e a cultura de Bagé", como enfatizou o secretário. Para Brito, essas referências são essenciais para manter viva a história do carnaval bageense.
A cantora Lorena Vieira, que se apresentou ao lado do grupo Mesa de Bar, também destacou o impacto do evento na comunidade. Ela, que atua na música e na Psicologia há 30 anos em Bagé, afirmou que o samba e o carnaval são fontes de alegria e bem-estar.
No domingo (23), outra atração movimentou o Centro da cidade: o Desfile dos Gigantes. Inspirado no carnaval de Olinda, o desfile contou com bonecos gigantes e a Orquestra Rubens Veiga, uma combinação que garantiu um espetáculo de cor e alegria. A Prefeitura organizou o evento com apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Tudo para garantir a segurança dos foliões. Estima-se que cinco mil pessoas tenham participado da festa.
Públicos distintos
Brito ressaltou que festas como o carnaval também auxiliam para que as pessoas se sintam mais felizes e isso também resulta em desenvolvimento. "Não haverá desenvolvimento se a comunidade não estiver feliz com a sua cidade", argumentou. Sobre a participação da comunidade em cada uma das agendas, mencionou: "E o melhor que estamos percebendo é que os eventos carnavalescos estão com públicos diversos. Todos eles com muitas pessoas, mas com públicos distintos. Isso demonstra que Bagé tem uma grande vocação para o exercício da cultura popular".
Próximos dias
A programação do Carnaval 2025 segue nos próximos dias, com destaque para o ensaio geral na Zona Leste, que acontece na quarta-feira (26), próximo à Escola General Emílio Luiz Mallet. O ensaio terá início às 19h e deve se estender até a meia-noite.
Deixe seu comentário