Intensificação produtiva no Pampa é tema da Abertura da Colheita do Arroz
Oportunidade
Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/15757011/file/desktop/09.1.1.jpg?1739541607)
Divulgação Sesc imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Premiação contempla obras inéditas
O Prêmio Sesc de Literatura 2025 está com inscrições abertas até 10 de março para novos talentos da literatura brasileira. A premiação contempla obras inéditas nas categorias Romance, Conto e, pelo segundo ano consecutivo, Poesia. Os vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão um prêmio de R$ 30 mil. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.sesc.com.br/premiosesc.
Além dos premiados, o Sesc concederá menções honrosas a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo que se destacarem. As obras inscritas serão avaliadas por um júri composto por escritores, jornalistas e críticos literários de diversas regiões do país. O processo de seleção será anônimo para garantir imparcialidade. O regulamento completo pode ser acessado online.
Os vencedores serão anunciados em agosto, junto com os 15 finalistas de cada categoria. A cerimônia de premiação contará com uma noite de autógrafos, e os livros terão uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. As obras serão distribuídas em bibliotecas e escolas do Sesc e incluídas na programação de eventos literários da instituição ao longo de 2026.
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 22 mil obras e revelou 40 novos autores ao mercado editorial. A iniciativa é reconhecida por incentivar a renovação literária no Brasil. Luciana Stello, Gerente de Cultura do Sesc/RS, destaca que o prêmio impulsiona a diversidade de vozes na literatura nacional.
Cinco gaúchos já venceram o concurso, incluindo Taiane Santi Martins, que conquistou a categoria Romance em 2022 com a obra Mikaia. Em 2024, os premiados foram Ricardo Mauricio Gonzaga (ES), com Bololô: gaiola vazia, Patrícia Lima (SP), com A glória dos corpos menores, e Antonio Veloso Maia (RJ), com Contra a parede.
Deixe seu comentário