BAGÉ WEATHER

Iniciativa

Sistema de segurança será aplicado em presídios federais

Depen/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) começou a implantar um novo software de segurança nas cinco penitenciárias federais do país. Chamado VoxLexis, o sistema foi desenvolvido por policiais penais federais da Coordenação-Geral de Inteligência (CGIN) e tem como objetivo aprimorar o monitoramento de áudio e vídeo dentro do Sistema Penitenciário Federal (SPF). A primeira fase de implementação ocorreu em fevereiro nas penitenciárias de Brasília e Campo Grande. A segunda fase está prevista para março e abrangerá as unidades de Catanduvas, Mossoró e Porto Velho.   

O VoxLexis automatiza a transcrição de áudio e vídeo, convertendo-os em textos estruturados de forma rápida e precisa. Entre suas funcionalidades, estão a separação de locutores para facilitar a identificação de falas, a tradução para mais de 90 idiomas e a detecção de palavras sensíveis, que permite identificar termos críticos. Além disso, o software pode extrair e classificar nomes de pessoas, organizações e locais, além de gerar relatórios detalhados. Um módulo em desenvolvimento permitirá a análise de redes, ajudando a mapear conexões entre indivíduos e grupos dentro do sistema prisional.   

A ferramenta também passará por atualizações para incluir novos módulos, como a transcrição em tempo real e a conversão de manuscritos. O destaque fica para o desenvolvimento da análise de redes por meio de inteligência artificial, permitindo um mapeamento mais avançado de inter-relações. A fase inicial de implementação do software servirá como teste para ajustes, garantindo sua adaptação às necessidades do sistema penitenciário e aumentando a segurança e a eficiência no monitoramento.  

A adoção do VoxLexis representa um avanço na modernização do sistema de inteligência penitenciária. Com a automação da transcrição, o tempo de processamento das informações será significativamente reduzido, garantindo maior precisão na análise de dados. A ferramenta facilita o trabalho dos agentes, permitindo uma resposta mais rápida e estratégica no combate a ações criminosas dentro das unidades prisionais.   

Segundo Marcelo Stona, diretor do Sistema Penitenciário Federal, a inovação trazida pelo VoxLexis aprimora a interpretação de informações, elevando o nível de inteligência no setor. Ele destaca que essa tecnologia representa um avanço inédito, permitindo uma análise estratégica dos dados que antes não era possível. Com isso, o novo sistema reforça a segurança nas penitenciárias federais e amplia o controle sobre a comunicação dos detentos.

Sistema de segurança será aplicado em presídios federais Anterior

Sistema de segurança será aplicado em presídios federais

Projeto quer criar a Delegacia da Mulher em eventos esportivos Próximo

Projeto quer criar a Delegacia da Mulher em eventos esportivos

Deixe seu comentário