Saúde
Março Azul quer conscientizar sobre câncer de intestino

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A campanha Março Azul 2025, promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce do câncer de intestino, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e ampliar as chances de cura. A principal recomendação da campanha é a realização de exames preventivos a partir dos 45 anos, uma idade já adotada por sociedades internacionais, embora no Brasil o rastreio seja indicado a partir dos 50 anos.
Com o tema "Chegou a hora de Salvar a Sua Vida", a campanha alerta para o câncer de intestino, que é o segundo mais comum no Brasil, atrás apenas dos cânceres de mama e próstata. Estima-se que cerca de 45 mil novos casos sejam diagnosticados em 2025. Apesar de ser uma doença frequente e fatal, quando diagnosticado precocemente, o câncer de intestino tem até 90% de chance de cura.
O Março Azul também destaca a importância da parceria entre médicos, instituições e pacientes para promover medidas preventivas e ampliar a conscientização. A campanha, que chega à sua quinta edição, disponibiliza informações sobre fatores de risco, métodos de diagnóstico e opções de tratamento por meio de seu site oficial e redes sociais. Além disso, reforça a necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e prática regular de exercícios, para reduzir os riscos da doença.
O câncer de intestino pode ser diagnosticado por exames como o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. Nos últimos anos, observou-se um aumento no número de casos em pessoas com menos de 50 anos, o que levou muitas sociedades a recomendar o rastreio a partir dos 45 anos. Além dos fatores genéticos, o estilo de vida, como sobrepeso, alimentação inadequada e tabagismo, contribui para o desenvolvimento da doença.
Deixe seu comentário