Feira da Vila Vicentina abre inscrições para expositores em 2025
Carnaval
Exposição na Casa de Cultura destaca histórias da folia bageense

Augustho Soares imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mostra está aberta para visitação até dia 7 de março
A exposição Carnaval de Bagé: Nossas Raízes, Nossas Histórias foi inaugurada na segunda-feira (17) com uma cerimônia animada pela bateria e pela corte carnavalesca. O evento ocorreu em frente à Casa de Cultura Pedro Wayne. A mostra segue aberta para visitação até o dia 7 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A exposição apresenta um rico acervo que resgata a memória do carnaval bageense. Entre os destaques, estão obras do artista de rua Ivan Monteiro, bonecos gigantes assinados por Clelia Camargo, além de croquis, fantasias, abadás e estandartes de blocos e grupos carnavalescos. Também foram incluídos banners que contam a história de edições anteriores da festa.
Segundo a diretora da Casa de Cultura, Marcela Meirelles, o objetivo da mostra é valorizar a história do carnaval sob a perspectiva popular. A intenção é dar destaque aos blocos de rua e aos elementos característicos que marcaram a folia ao longo dos anos.
Além dos registros dos tradicionais bailes nos clubes, a exposição enfatiza as manifestações carnavalescas das ruas. “A ideia é resgatar essas memórias não apenas dos carnavais nos clubes, mas do que acontecia na rua – os estandartes, os blocos, os adereços, as fantasias das escolas de samba. Queremos trazer essa memória viva do que as pessoas já vivenciaram, do carnaval que elas acompanharam”, explica.
Deixe seu comentário