Guarany desperdiça várias chances de gol e empata com o Caxias
Encontro
Mainardi defende investimentos para cidades de fronteira
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/1000171/file/desktop/05.2.1.jpg?1739457395)
Héctor Bastide imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Atividade reúne mais de 20 mil gestores
O prefeito Luiz Fernando Mainardi participou, nessa quarta-feira (12), do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, onde debateu a integração e o desenvolvimento das cidades de fronteira. Durante o evento, ele enfatizou a necessidade de políticas públicas específicas para essas regiões, que enfrentam desafios distintos devido à localização geográfica.
Mainardi destacou que os municípios de fronteira, historicamente, foram estruturados com foco na segurança nacional, e não no desenvolvimento econômico. Como consequência, essas cidades apresentam, em geral, os menores índices de desenvolvimento humano e os mais baixos índices de emprego do país. Ele ressaltou a importância de investimentos e medidas compensatórias para impulsionar o crescimento dessas localidades.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas reúne mais de 20 mil gestores municipais e tem como objetivo fomentar soluções colaborativas para o desenvolvimento sustentável das cidades de fronteira. Além disso, busca aproximar as prefeituras dos programas federais, facilitando a captação de recursos e o fortalecimento do pacto federativo. A programação inclui conferências, oficinas e estandes de diversos órgãos públicos, oferecendo atendimento direto dos ministérios aos gestores.
Durante o evento, o prefeito de Bagé participou da mesa “Cidades de Fronteira e Integração Sul-Americana”, promovida pelo Instituto Sul-Americano para a Cooperação e Gestão Estratégica de Políticas Públicas (AMSUR). Ele compartilhou sua experiência à frente do município e relembrou sua atuação na Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, discutindo estratégias para fortalecer a cooperação entre cidades fronteiriças.
Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros vivem na faixa de fronteira, que representa 16% do território nacional e se estende por 150 quilômetros a partir da linha divisória com os 10 países vizinhos.
Deixe seu comentário