BAGÉ WEATHER

Folia

Corte de Bagé desfilou no encerramento do carnaval de Melo

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Festa mistura samba e cúmbia

por Luciano Madeira

Na noite de sábado, 8, aconteceu o tradicional Enterro dos Ossos, que marca o fim do carnaval. E a corte bageense participou do encerramento da folia de Melo, no Uruguai. Com a temperatura próxima dos 30°C, a noite foi convidativa para apreciar os últimos momentos do reinado de Momo.    

Aproximadamente 10 mil pessoas se posicionaram ao longo de oito quadras para assistir às apresentações das 30 comparsas (blocos no Brasil), que mesclavam candombe, escolas de samba e a tradicional cúmbia.    

Bagé foi convidada a participar do evento: a Secretaria de Cultura levou parte da corte, que desfilou à frente da bateria de uma escola de samba uruguaia e foi muito aplaudida. A comitiva bageense contou com a presença do secretário de Cultura, Zeca Brito, da secretária de Turismo, Elidiane Lobato, e do coordenador de Culturas Populares, Tiago Malaquias.    

As 10 mil pessoas espalhadas ao longo das oito quadras por onde aconteciam os desfiles dançavam, sambaram e aplaudiam cada apresentação. Umas das curiosidades do carnaval de Melo é que, além de blocos e escolas de samba, há  trios elétricos que tocam cúmbia. Além da presença de vários blocos formados apenas por crianças.    

Ao Folha do Sul, o intendente de Cerro Largo, Fernando Gamarra, afirmou que foi uma grande alegria receber uma delegação de Bagé na última noite de carnaval. Ele destacou que o evento é uma festa popular e familiar, com acesso livre à avenida - os camarotes e as cadeiras são os únicos espaços pagos. Gamarra também ressaltou o crescimento do carnaval de Melo a cada ano, o aumento do número de turistas do Uruguai e do Brasil e o impacto positivo no comércio local.    

O secretário de Cultura de Bagé, Zeca Brito, enfatizou que a cidade reivindica o título de "Rainha da Fronteira" por meio de ações concretas. Ele destacou a importância da diplomacia cultural e do intercâmbio entre os municípios, afirmando que os carnavais devem ser espaços de integração entre Brasil e Uruguai. Além disso, reforçou a necessidade de apresentar aos bageenses as atrações turísticas e culturais de Melo, promovendo uma troca cultural prática, com benefícios para ambas as comunidades. 


Corte de Bagé desfilou no encerramento do carnaval de Melo Anterior

Corte de Bagé desfilou no encerramento do carnaval de Melo

Carnaval de Bagé movimento R$ 1 milhão no comércio local Próximo

Carnaval de Bagé movimento R$ 1 milhão no comércio local

Deixe seu comentário