Bagé Basquetel Clube garante renovação e ampliação de convênio
Primeiro escalão
Gilson Machado assume a Secretaria de Saúde

Renan Silveira - Mainardi garantiu que tem total confiança no novo secretário
Gilson Machado foi nomeado novo secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé. Ex-militar, ele traz no currículo passagens por funções estratégicas nas áreas da saúde, infraestrutura, transporte e agricultura. Destaque para a atuação na 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, entre 2003 e 2014, quando ocorreu a implantação de programas como o SAMU e o Primeira Infância Melhor (PIM). Agora, a missão de reorganizar serviços, qualificar o atendimento e reforçar a escuta ativa da população.
Na coordenação regional, Machado foi responsável por estruturar a Comissão Intergestora Regional (CIR) e acompanhar projetos fundamentais, como a implementação da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Caridade de Bagé, que até hoje é referência para toda a região. “Entendi que meu principal legado nessa época não foi a UTI, mas a reorganização das comissões e a capacidade de integração entre as secretarias de toda a região. Isso me marcou e é com essa visão integradora que eu assumo a Saúde de Bagé”, relata.
Entre suas primeiras ações, o novo titular da pasta prevê a criação de uma ouvidoria específica, um canal direto com os usuários e a implantação de um sistema de retorno ativo, no qual a Secretaria liga para os pacientes para avaliar a qualidade do atendimento. Além disso, ele anunciou que reservará uma tarde por semana para ouvir diretamente a população. "O contato direto é fundamental para entender e tratar com cuidado as demandas da comunidade”, sustentou. "Quem procura a saúde é porque está em sofrimento. É preciso empatia e prontidão, justificou.
Outra frente será o acompanhamento de perto das unidades de saúde. Machado já iniciou visitas técnicas à UPA, à residência terapêutica e ao Ambulatório da Gripe. Segundo ele, o contato direto com os serviços permite identificar falhas, buscar soluções e tratar com mais cuidado as demandas da comunidade. Apesar de reconhecer os desafios herdados, como a precariedade da frota de veículos, afirma que trabalhará com articulação institucional e gestão eficiente dos recursos. “É uma batalha diária, mas estamos reorganizando. A prioridade é garantir que as pessoas sejam atendidas com dignidade e segurança”, afirmou.
A nomeação ocorre após o pedido de desligamento da ex-secretária Terezinha Ricaldone, formalizado no dia 5 de julho. Desde então, o cargo vinha sendo ocupado interinamente por Girley Dutra. O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância da nova fase: “Já diagnosticamos muitos problemas e estamos organizando a casa. Gilson tem minha total confiança e está preparado para dar continuidade a esse desafio com experiência e comprometimento”, afirmou.
Deixe seu comentário