BAGÉ WEATHER

ONS

Horário de verão pode voltar para garantir segurança energética

Freepik - Recomendação é para que retorno ocorra ainda em 2025

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou oficialmente, nesta semana, a retomada do horário de verão no Brasil ainda em 2025. A medida é apontada como uma alternativa simples e eficaz para reduzir a sobrecarga do sistema elétrico nos horários de pico, especialmente no início da noite. A sugestão faz parte do Plano da Operação Energética (PEN 2025), divulgado na última terça-feira (8), que também propõe ações como ampliação da geração termelétrica e modernização do planejamento do setor.  

Segundo o ONS, a demanda de energia no Brasil deve crescer 14,1% até 2029, impulsionada por fatores como o aumento do uso de ar-condicionado, expansão de data centers e eletrificação da frota. A sobreposição entre o fim da geração solar e o aumento do consumo residencial no início da noite exige mais flexibilidade e controle da rede, cenário em que o horário de verão pode contribuir significativamente ao estender o aproveitamento da luz natural.  

Além do ajuste nos relógios, o relatório do ONS defende o reforço na geração termelétrica a partir de outubro de 2025. A intenção é garantir estabilidade diante da variabilidade das fontes renováveis, como a solar e a eólica. O órgão também propõe a realização de leilões anuais para contratação de potência firme, ou seja, energia que possa ser acionada sob demanda em momentos críticos.  

O plano destaca ainda a necessidade de modernizar as ferramentas computacionais usadas na gestão do sistema elétrico. Com a crescente digitalização e descentralização da geração de energia, o ONS alerta para a importância de simulações mais robustas e precisas para planejar com segurança o futuro do setor.  

A recomendação será encaminhada ao Ministério de Minas e Energia e à Presidência da República. Com o atual governo comprometido com a agenda de transição energética, analistas consideram possível a volta do horário de verão como um gesto simbólico que alia segurança energética, economia e sustentabilidade. 


Abrigo emergencial no Militão aceita animais Anterior

Abrigo emergencial no Militão aceita animais

CTGs se unem para aquecer quem mais precisa Próximo

CTGs se unem para aquecer quem mais precisa

Deixe seu comentário