Uruguai reconhece Festival de Enogastronomia como evento de interesse turístico
Leitos
RS amplia rede para enfrentar aumento de doenças respiratórias

Freepik - Em 24 horas, UPA local realizou 41 atendimentos de síndromes gripais
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a ampliação do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, que passará de 400 para 500 leitos destinados ao atendimento de pacientes com doenças respiratórias. O acréscimo de 100 leitos representa um aumento de 25% em relação ao número anunciado no lançamento da iniciativa, que visa reforçar a rede de saúde durante o período mais crítico do inverno. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o aumento é necessário devido à previsão de um inverno mais rigoroso neste ano.
Os novos leitos serão financiados com recursos já previstos no programa, que totaliza R$ 133,1 milhões. Na última semana, o Estado liberou R$ 16,9 milhões para o custeio dos primeiros 191 leitos, abertos em 20 hospitais gaúchos, sendo 47 de UTI e 142 de suporte ventilatório pulmonar, destinados tanto a adultos quanto a crianças.
Além dos leitos temporários, o governo também prevê a criação de leitos permanentes com habilitação federal.
Demanda é alta
A Secretaria Municipal de Saúde comunicou que, na sexta-feira, 4, que, em 24 horas, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) realizou 133 atendimentos, dos quais 41 foram relacionados a sintomas gripais. Para facilitar o diagnóstico e evitar o contato entre pacientes com diferentes quadros, a população está orientada a procurar, sempre que possível, o Ambulatório de Inverno, localizado junto ao PAM I.
O Ambulatório de Inverno funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, oferecendo atendimento especializado para síndromes gripais. Mesmo assim, a UPA permanece disponível para atender casos de urgência e emergência.
Deixe seu comentário