BAGÉ WEATHER

Leitos

RS amplia rede para enfrentar aumento de doenças respiratórias

Freepik - Em 24 horas, UPA local realizou 41 atendimentos de síndromes gripais

O governo do Rio Grande do Sul anunciou a ampliação do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, que passará de 400 para 500 leitos destinados ao atendimento de pacientes com doenças respiratórias. O acréscimo de 100 leitos representa um aumento de 25% em relação ao número anunciado no lançamento da iniciativa, que visa reforçar a rede de saúde durante o período mais crítico do inverno. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o aumento é necessário devido à previsão de um inverno mais rigoroso neste ano.  

Os novos leitos serão financiados com recursos já previstos no programa, que totaliza R$ 133,1 milhões. Na última semana, o Estado liberou R$ 16,9 milhões para o custeio dos primeiros 191 leitos, abertos em 20 hospitais gaúchos, sendo 47 de UTI e 142 de suporte ventilatório pulmonar, destinados tanto a adultos quanto a crianças.  

Além dos leitos temporários, o governo também prevê a criação de leitos permanentes com habilitação federal.  

Demanda é alta 

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou que, na sexta-feira, 4, que, em 24 horas, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) realizou 133 atendimentos, dos quais 41 foram relacionados a sintomas gripais. Para facilitar o diagnóstico e evitar o contato entre pacientes com diferentes quadros, a população está orientada a procurar, sempre que possível, o Ambulatório de Inverno, localizado junto ao PAM I.  

O Ambulatório de Inverno funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, oferecendo atendimento especializado para síndromes gripais. Mesmo assim, a UPA permanece disponível para atender casos de urgência e emergência. 

RS amplia rede para enfrentar aumento de doenças respiratórias Anterior

RS amplia rede para enfrentar aumento de doenças respiratórias

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde Próximo

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde

Deixe seu comentário