BAGÉ WEATHER

Julho Amarelo

SAIS oferece testes rápidos gratuitos para hepatites, HIV e sífilis

Fábio Nunes Teixeira - Não há necessidade de agendamento prévio

Durante o mês da campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e ao enfrentamento das hepatites virais, o Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS), em Bagé, segue realizando testes rápidos gratuitos para hepatites B e C, HIV e sífilis. Os exames são oferecidos de forma confidencial e sem necessidade de agendamento prévio.  

Para acessar o serviço, basta comparecer ao SAIS com documento com foto e cartão SUS. De acordo com a coordenadora do serviço, Rosane Gonzales, após a confirmação do resultado, o usuário já sai com o encaminhamento para consulta médica e, se necessário, início imediato do tratamento. Ela também destaca que, para quem busca mais privacidade, o ideal é procurar diretamente o SAIS, embora os testes também estejam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na UPA. 

A campanha do Julho Amarelo busca conscientizar sobre os riscos das hepatites virais e a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar vidas. A testagem é especialmente recomendada para pessoas com mais de 45 anos, grupo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde devido à alta subnotificação da doença.  

A campanha 

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é no 28 de julho. Mas, no Brasil, a campanha Julho Amarelo foi instituída pela Lei nº 13.802/2019 para reforçar, ao longo de todo o mês, ações de prevenção, vigilância e controle dessas doenças.  

Transmissão 

As hepatites virais podem ser transmitidas por diferentes formas: 

• Contato fecal-oral (comum em locais com falta de saneamento e higiene) 

• Relações sexuais desprotegidas 

• Compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes (como agulhas, alicates e lâminas) 

• Transmissão vertical (da mãe para o filho) 

• Transfusão de sangue contaminado 

Anterior

Unidade de Saúde do Prado Velho será reestruturada

RS amplia rede para enfrentar aumento de doenças respiratórias Próximo

RS amplia rede para enfrentar aumento de doenças respiratórias

Deixe seu comentário