BAGÉ WEATHER

De 27 a 3

Festival de Fronteira detalha programação

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Imagem de "El Actor Principal", de Paula Markovitch, inédito no Brasil

No fim de novembro, o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira começa na região da Campanha gaúcha. A atração gratuita inicia no dia 27 de novembro em Livramento e segue de 29 de novembro a 3 de dezembro em Bagé.

O programa é composto por 12 longas em competição, quatro filmes em sessões especiais e 59 curtas-metragens, além de diversas apresentações musicais. Em Livramento serão projetados curtas e uma mostra de animação.

As homenageadas deste ano são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções da Argentina, Cuba, EUA, México, Peru, Suíça e Uruguai, vários deles inéditos.

Bagé também recebe, ainda, o II Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual, cuja programação completa pode ser conferida no site festivaldafronteira.com.

Os longas em competição passam no Cine7 (avenida Sete de Setembro, 1062) às 10h, 14h30min e 17h, enquanto os demais títulos serão projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza (avenida Visconde de Ribeiro Magalhães), exceto os curtas internacionais. Estes serão exibidos antes de cada um dos longas principais. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais, homenagens, longas fora de competição e curtas regionais.

A seleção aposta na produção nacional e na expressão de países ibero-americanos. "Nesta edição, com expressiva participação latina, estamos interessados em pensar e apresentar o Brasil de dentro, por isso o tema Profundo Brasil Profundo", resumiu Zeca Brito, diretor artístico do evento. "Esse recorte de imersão e olhar para as identidades também passa pelos 12 longas em competição, maior número até hoje no festival", concluiu

"A Claro escolheu o Festival da Fronteira porque entende a importância desta mostra competitiva que faz os holofotes se voltarem para a região Gaúcha, firmando o Rio Grande do Sul como polo da cultura e do setor audiovisual brasileiro", afirmou Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul.

As homenagens
Natural de Rosário do Sul, na faixa de fronteira, Leona Cavalli vem até Bagé para receber o troféu São Sebastião. Atualmente, a atriz está em cartaz na novela "Terra e Paixão", na Rede Globo. O evento também traz Carla Esmeralda, co-criadora do RioContentMarket (hoje Rio2C), maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, para entregar o troféu em nome do Sur Frontera.

Mercado Sur
Laboratório voltado a filmes em produção, o II Mercado Sur Frontera WIP LAB vai levar à Rainha da Fronteira a expertise de grandes nomes da produção brasileira. Jana Wolff (Berlinale), Mario Durrieu (FIDBA) e Walter Tiepelmann (Festival de Málaga) serão alguns dos tutores desta edição. Dos noventa projetos inscritos, dez talentos foram selecionados.

Em detalhes
A programação começa em Livramento na segunda, 27 de novembro, às 19h com Mostra Animação, seguida da Sessão Entre Fronteras, com curtas realizados entre o Brasil e Argentina, no Auditório da Unipampa (rua Barão do Triunfo, 1048).

Na quarta (29), às 9h, em Bagé, acontece o lançamento do festival na Casa de Cultura Pedro Wayne (rua General Neto, 16). Às 10h, será exibido o primeiro longa em competição, "O Dia que te Conheci", de André Novais. À tarde, a partir das 14h30min é a vez de "Estranho Caminho", de Guto Parente. Às 17h, será projetado "Anhangabaú", de Lufe Bollini. Às 19h haverá a Sessão Memória Longa com o histórico "Pára, Pedro!", de Pereira Dias, de 1969. Às 20h começa a cerimônia de abertura no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, seguida da primeira parte da Mostra Competitiva Regional, e show musical do grupo Os 4 Irmãos, às 21h.

No dia 30, quinta-feira, às 10h, a seleção de filmes traz "El Cine Ha Muerto", de Juan Benitez Allassia. Às 14h30min, o longa "Rumo", de Bruno Victor e Marcos Azevedo. Às 17h, passa "El Nadador", de Gabriela Guillermo. A sexta, dia 1º de dezembro, começa às 10h, com o longa "Sucesso e o Abstrato", de Virgínia Simone e Matheus Walter. Na tarde, às 14h30min, tem a animação "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", de Marão, seguido de "Baracoa", de Pablo Briones, às 17h. A noite no Centro Histórico começa às 19h30min com show de Lucifer Kabra, seguido da segunda parte da Mostra Competitiva Regional, às 20h.

No sábado (2), às 10h, é a vez de "Céu Aberto", de Elisa Pessoa. Às 14h30min, será exibido "El Filo de las Tijeras", de David Marcial Valverdi. A programação prossegue às 17h com "El Actor Principal", de Paula Markovitch. O filme "Cafundó", de Paulo Betti e Clovis Bueno, estrelado por Leona Cavalli, será exibido às 19h. Às 20h30min, o público poderá conferir a última parte de curtas regionais. A noite termina às 22h30min com o show do Zava MC e de Kika Simone.

O último dia abre para o público às 18h com "El Canto del Tiempo", de Mana García. Também fora de competição, "Sobreviventes do Pampa", de Rogério Rodrigues, às 19h30min, encerra o programa de longas. Às 21h começa a cerimônia de premiação e homenagens, seguida de show de Rita Zart, Rafael Silva e Lulu do Acordeon.

Parceiros
O XIV Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem o patrocínio master da Claro, através da Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Pró Cultura RS/LIC, e patrocínio do Conselho Nacional do Sesi. A produção é de Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró-Santa Thereza e Anti Filmes, promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).

Longas-metragens em competição

"Anhangabaú", de Lufe Bollini (Brasil)

"Baracoa", de Pablo Briones (Cuba/Suíça/EUA)

"Bizarros Peixes das Fossas Abissais", de Marão (Brasil)

"Céu Aberto", de Elisa Pessoa (Brasil)

"El Actor Principal", de Paula Markovitch (México)

"El Cine Ha Muerto", de Juan Benitez Allassia (Argentina/Peru)

"El Filo de Las Tijeras", de David Marcial Valverdi (Argentina)

"El Nadador", de Gabriela Guillermo (Uruguai)

"Estranho Caminho", de Guto Parente (Brasil)

"O Dia que te Conheci", de André Novais (Brasil)

"O Sucesso e o Abstrato", de Virgínia Simone e Matheus Walter (Brasil)

"Rumo", de Bruno Victor e Marcos Azevedo (Brasil)


Fora de competição

"Cafundó", de Paulo Betti e Clovis Bueno (Brasil)

"El Canto del Tiempo", de Mana García (Argentina)

"Pára, Pedro!", de Pereira Dias (Brasil)

"Sobreviventes do Pampa", de Rogério Rodrigues (Brasil)

Programação completa

Livramento (27/11) - segunda
19h - Mostra Animação

20h - Sessão Entre Fronteras: curtas


Bagé (29/11) - quarta
9h - Lançamento do Festival na Casa de Cultura Pedro Wayne

10h - CURTA "Dependências" | LONGA "O Dia que te Conheci" (Cine7)

14h30min - CURTA "Messi" | LONGA - "Estranho Caminho" (Cine7)

17h - CURTA "Uma Mulher Pensando" | LONGA "Anhangabaú" (Cine7)

19h - Sessão Memória Longa - "Pára, Pedro!" (Santa Thereza)

20h - Cerimônia De Abertura - Mostra Competitiva Regional 1/3 (Santa Thereza)

21h - show musical do grupo Os 4 Irmãos (Santa Thereza)


30/11 - quinta

10h - CURTA "Night Ride from LA" | LONGA "El Cine Ha Muerto" (Cine7)

14h30min - CURTA "O Tempo" | LONGA - Rumo" (Cine7)

17h - CURTAS - NAU e "El Principe Ribamar" | LONGA "El Nadador" (Cine7)


01/12- sexta
10h - CURTA - "Adore" | LONGA - "Sucesso e o Abstrato" (Cine7)

14h30min - CURTA "Strangers All Over Again" | LONGA "Bizarros Peixes das Fossas Abissais" (Cine7)

17h - CURTA "Restaurante" | LONGA "Baracoa" (Cine7)

19h30min - Show Lucifer Kabra (Santa Thereza)

20h - Mostra Competitiva Regional 2/3 (Santa Thereza)


02/12 - sábado
10h - CURTA "Home" | LONGA - "Céu Aberto" (Cine7)

14h30min - CURTA "Dildotectónica" | LONGA - El Filo de las Tijeras" (Cine7)

17h - CURTAS - "Cama Vazia" e "Quasi Perfetto" | LONGA - "El Actor Principal" (Cine7)

19h - Longa Homenageada: "Cafundó" (Santa Thereza)

20h30min - Mostra Competitiva Regional 3/3 (Santa Thereza)

22h30min - Show Zava MC e Show Kika Simone (Santa Thereza)


03/12 - domingo
18h - LONGA "El Canto del Tiempo" (Santa Thereza)

19h30min - Filme de Encerramento - "Sobreviventes do Pampa" (Santa Thereza)

21h - Cerimônia de Premiação (show Rita Zart, Rafael Silva e Lulu do Acordeon) (Santa Thereza)

Curtas-metragens internacionais:

"Adore", de Beth Warrian (Canadá), "Cama Vazia", de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (Brasil), "Dependências", de Luisa Arraes (Brasil), "Dildotectónica", de Tomás Paula Marques (Portugal), "El Principe Ribamar de la Beira Fresca", de Murilo Cesca (Uruguai), "Home", de Bárbara Bárcia (Brasil/Inglaterra), "Messi", de Henrique Lahude e Camila Acosta (Brasil/Argentina), "NAU", de Renata de Lélis (Brasil), "Night Ride from LA", de Martin Gerigk (Alemanha), "O Tempo", de Ellen Corrêa (Brasil), "Quasi Perfetto", de Federico Frefel (Itália), "Restaurante", de Leonardo Da Rosa (Brasil), "Strangers All Over Again", de Mariana Boger (EUA) e "Thuë pihi kuuwi / Uma Mulher Pensando", de Aida Harika Yanomami (Brasil).

Mostra de Curtas-metragens de Animação

"A Mina de Quimera", de Thiago Calcagno Martins, Cadu Zimmermann e Gabriel Dias dos Santos (Pelotas/Brasil), "Ana Morphose", de João Rodrigues (Guimarães/Portugal), "Carcinização", de Denis Souza (Pelotas/Brasil), "Coaxo", de Cecilia Martinez (Pelotas/Brasil), "Desejo Expõe Suas Obras", de Salmo Pagão (Brasília/Brasil), "Livre", de Claudio Luiz Marques (Rio Grande/Brasil), "Lótus", de Sara Pinheiro e Larissa Moreira (Florianópolis/Brasil), "Minha Primeira Memória", de Lara Salsa (Recife/Brasil) e "Tardes no Escarafuncha", de Fernando Ferreira Garróz (Franca/Brasil).

PF investiga desvio de verbas federais destinadas à Saúde Anterior

PF investiga desvio de verbas federais destinadas à Saúde

Biblioteca pública comemora 90 anos de fundação Próximo

Biblioteca pública comemora 90 anos de fundação

Deixe seu comentário