BAGÉ WEATHER

Câmara

Projeto proíbe perguntas sobre vida sexual da vítima

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5238/23, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que proíbe perguntas sobre o comportamento sexual passado ou futuro da vítima ou de testemunhas durante investigações de crimes de violência sexual contra mulheres.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o texto também determina que a credibilidade e a disponibilidade sexual da vítima ou de testemunhas não poderão ser deduzidas a partir de seu comportamento sexual. Além disso, o silêncio ou a ausência de resistência não poderão ser considerados como consentimento ao ato.

A relatora da proposta, deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), recomendou a aprovação e ressaltou a importância de afastar qualquer tentativa de culpabilização da mulher. “Quando se trata das diversas formas de violência sexual contra a mulher, não podemos medir esforços para credibilizar a palavra da vítima e afastar justificativas que pretendam transferir a culpa para o seu comportamento”, destacou.

No parecer, Arraes citou estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), que aponta que, em muitos casos de estupro, o agressor atribui à própria vítima a responsabilidade pelo crime, diminuindo o peso de sua palavra. A pesquisa revela ainda que, em 50% dos casos de estupro, a vítima é uma menina com menos de 13 anos de idade e baixa escolaridade.


Operação Strike prende homens com armas Anterior

Operação Strike prende homens com armas

Balada Segura resulta em uma prisão em flagrante Próximo

Balada Segura resulta em uma prisão em flagrante

Deixe seu comentário