Instabilidade chega e deve persistir até metade da próxima semana
Reforma
Penitenciária de Uruguaiana passa por ampliação

Jorge Brum - Penitenciária atualmente possui 360 vagas
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SOP), iniciou a ampliação da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). O antigo módulo da Brigada Militar, localizado no terreno da instituição, será transformado em anexo para abrigar apenadas, criando 53 novas vagas. O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão, e a conclusão da obra está programada para o início de 2026.
Os trabalhos, iniciados no fim de setembro, incluem a construção de oito celas coletivas e uma individual. O projeto também prevê pavilhão de trabalho, cozinha, refeitório, pátios de sol, parlatórios, além de ambientes administrativos e de apoio aos servidores, garantindo melhores condições de trabalho e de permanência para todos.
Uruguaiana conta atualmente com dois estabelecimentos prisionais: a Penitenciária Modulada, de regime fechado, com 360 vagas, e o Instituto Penal, de regime semiaberto, com 152 vagas. A ampliação do anexo feminino contribuirá para reduzir o déficit prisional da região, beneficiando apenadas e profissionais do sistema penitenciário.
No momento, a obra está na fase de demolições. Em seguida, serão realizados serviços de radiers, alvenaria, instalações hidrossanitárias e elétricas. A execução e fiscalização do projeto ficam a cargo da 10ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Uruguaiana. Vale mencionar que muitos criminosos de Bagé são encaminhados para a Penitenciária de Uruguaiana, além disso, há muitos policiais bageenses que atuam na cidade de fronteira.
Deixe seu comentário