Instabilidade chega e deve persistir até metade da próxima semana
"Injeção"
Estado confirma antecipação de 90% do 13º de servidores

Niela Bittencourt - Montantes serão pago em 3 de novembro
O Governo do Rio Grande do Sul anunciou a antecipação de 90% do 13º salário dos servidores do Poder Executivo, que será pago em 3 de novembro. O valor restante será quitado até 19 de dezembro, podendo ser antecipado conforme a evolução do fluxo de caixa, seguindo decreto publicado no Diário Oficial.
A medida marca a quinta antecipação consecutiva do 13º no Estado. Conforme o Piratini, isso é reflexo do planejamento financeiro, reformas administrativas e reorganização fiscal realizadas nos últimos anos. A primeira parcela da folha natalina totaliza R$ 1,5 bilhão, beneficiando 128 mil servidores ativos, 166 mil inativos, 46 mil pensionistas e empregados de órgãos da administração direta, autarquias e fundações.
O governador Eduardo Leite destacou que o pagamento em dia, mantido por cinco anos consecutivos, é resultado de decisões estratégicas para tornar o Estado mais eficiente e confiável. A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, ressaltou que a medida garante previsibilidade aos trabalhadores e injeta recursos importantes na economia gaúcha.
O Tesouro do Estado coordena a ação, organizando mês a mês o fluxo de caixa para honrar compromissos sem gerar novos passivos. A antecipação, enfatizou o Piratini, contribui para a estabilidade financeira dos servidores e fortalece a economia local neste último trimestre do ano, ao disponibilizar recursos de forma antecipada.
Deixe seu comentário