BAGÉ WEATHER

Brigada

Cavalaria se capacita para atuar em grandes eventos e manifestações

SD Elias - Curso conta com 12 policiais militares

O Curso Básico de Policiamento Montado (CBPMon) está em andamento no 4º Regimento de Polícia Montada – Regimento Bento Gonçalves, em Porto Alegre. A oitava edição, iniciada em setembro, tem duração média de 30 dias e visa capacitar policiais militares para o domínio completo das técnicas de condução do cavalo, aproveitando ao máximo as potencialidades do policiamento montado.

Coordenado pelo Departamento de Ensino (DE), o curso possui 198 horas-aula e nesta edição conta com a participação de 12 soldados da Brigada Militar. As disciplinas abordam manejo, cuidados e bem-estar dos animais, técnicas de equitação e instruções específicas de policiamento montado, preparando os PMs para atuar em patrulhamento cotidiano em ruas e parques, além de grandes eventos, como manifestações e jogos de futebol.

Além da formação técnica, o curso reforça a tradição gaúcha e a história quase bicentenária da Brigada Militar, que mantém a Cavalaria como uma força estratégica para garantir a ordem e a segurança pública. A relação entre homem e cavalo, baseada na confiança e harmonia, proporciona eficiência operacional e aproximação com a comunidade.

Segundo o coordenador do curso, capitão PM Rotta, “a figura do cavalo, animal admirado por sua nobreza e força, desperta simpatia e respeito da população. Cada ação da Cavalaria vai além da missão de garantir a ordem: reforça os laços de confiança e credibilidade da Brigada Militar com a comunidade gaúcha.”

A Cavalaria é considerada uma das expressões mais importantes do policiamento preventivo e comunitário, combinando técnica, tradição e humanidade em suas ações.

Anterior

Obituário

Penitenciária de Uruguaiana passa por ampliação Próximo

Penitenciária de Uruguaiana passa por ampliação

Deixe seu comentário