Receita começa a receber declarações do Imposto de Renda 2025
Saúde
Levantamento visita 1,2 mil imóveis e encontra sete focos do mosquito da dengue

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Comunidade deve fazer sua parte na prevenção
O primeiro ciclo do ano do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, LIRAa já foi realizado em Bagé, e, segundo a Vigilância em Saúde do município, o resultado apontou redução dos focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Neste 2025, o primeiro LIRAa ocorreu de 20 a 29 de janeiro: isso em um total de 1,2 mil imóveis.
Neste levantamento, sete amostras deram positivo para o mosquito. De acordo com a Vigilância, uma amostra é em São Domingos, três amostras no Centro, uma amostra em Alvorada Nova, e duas amostras no Gaúcha
Vale destacar que, em reportagens anteriores, a Vigilância em Saúde explicou que o levantamento dos imóveis ocorre em um curto espaço de tempo e os quarteirões que são verificados são sorteados. Isso para que seja possível apontar uma estimativa do índice de infestação. As zonas da cidade são repassadas para a Vigilância pela Sétima Coordenadoria de Saúde. No total, são quatro ciclos por ano. O próximo LIRAa está previsto para ocorrer em maio.
Prevenção
A informação é de que trabalho de prevenção tem sido realizado de forma contínua o ano inteiro, com as visitas aos locais com maior incidência de 15 em 15 dias. São os chamados pontos estratégicos, como cemitérios e sucatas – locais propícios para que o mosquito deposite seus ovos e para que ocorra a eclosão.
Apesar do trabalho constante das equipes de combate a endemias, a prevenção ainda é necessária por parte da comunidade. A dica é manter baldes, latas ou tambores devidamente tampados. Até mesmo em uma casquinha de ovo a água pode permanecer parada - e isso é a condição ideal para o Aedes aegypti se reproduzir.
Ainda há a indicação de não recusar a visita do agente de vigilância, pois assim é possível que o LIRAa seja realizado de maneira eficaz, identificando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e contribuindo para o controle da doença na comunidade.
Deixe seu comentário