Tradicionalismo
Vereadora propõe criar o “Mês do Gaúcho”
O Projeto de Lei (PL) protocolado pela vereadora Andrea Gallina (PP) propõe instituir o mês de Setembro como o “Mês do Gaúcho” no calendário oficial de eventos do município. O objetivo é a valorização e a promoção da cultura, história e tradições gaúchas, com a realização de eventos culturais, artísticos, educacionais e gastronômicos.
De acordo com o PL, a programação deverá incluir diversas atividades cívicas, culturais e artísticas em celebração ao Mês do Gaúcho. A programação prevê eventos gastronômicos que valorizem a culinária tradicional, além de oficinas de dança, declamação, chula e indumentária, com o objetivo de difundir e preservar os costumes regionais.
Também estão previstas exibições de documentários e ciclos de palestras sobre a história do Rio Grande do Sul e de Bagé. A organização e a realização dos eventos contarão com o envolvimento dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), escolas, associações comunitárias e da iniciativa privada.
A justifica afirma que o PL busca atender a demanda por mais eventos tradicionalistas no município e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade.
“A crescente diversidade na agenda de eventos culturais do município tem gerado um
anseio legítimo da comunidade tradicionalista por um espaço mais amplo e oficial para a
valorização de suas raízes”, diz.
O texto também fala que, ao instituir todo mês de Setembro como o Mês do Gaúcho, a proposta não se limita a replicar os festejos da Semana Farroupilha e sim criar um calendário contínuo de atividades que celebrem a cultura local em seus múltiplos aspectos, como a dança, a culinária, a indumentária, a história e a musicalidade.
Deixe seu comentário