Dengue
Bagé intensifica combate ao Aedes com mutirões aos sábados

Freepik - Índice de infestação predial está em 0,8%, considerado baixo
A Vigilância Ambiental divulgou nessa quarta-feira (17) os resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 1º e 12 de setembro. O levantamento, recomendado pelo Ministério da Saúde, orienta ações de controle e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika e Chikungunya.
Durante a ação, 1.746 imóveis foram vistoriados em diferentes regiões da cidade. Nos bairros Prado Velho, Damé, Madezatti, Hidráulica, São Jorge e Centro, onde foram identificados focos do mosquito, as equipes inspecionaram todas as residências para detectar possíveis criadouros.
Para ampliar a cobertura, a Prefeitura realizará mutirões aos sábados. A população é orientada a receber os agentes e colaborar com as inspeções. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciane Lucas, ações simples, como conferir quintais e jardins por dez minutos diários, podem prevenir a proliferação do mosquito.
Apesar de o índice de infestação predial de Bagé estar em 0,8%, considerado baixo, as autoridades alertam para a necessidade de manutenção das medidas preventivas, evitando que os focos aumentem e gerem risco de epidemias.
Entre as recomendações estão manter garrafas, vasos e potes secos, guardar pneus em locais cobertos, limpar calhas, fechar reservatórios de água, colocar areia em pratinhos de vasos de plantas, descartar corretamente o lixo e evitar o acúmulo de entulho ou sucata.
Deixe seu comentário