BAGÉ WEATHER

Busca

Bagé leva demandas da saúde ao governo do Estado

Arthur Vargas - Ideia é encontrar soluções, inclusive para Santa Casa

Na manhã de quinta-feira (18), o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, e o secretário municipal de Saúde, Gilson Machado, estiveram em Porto Alegre para uma reunião com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O encontro teve como pauta central questões estratégicas para o fortalecimento da saúde pública no município, incluindo a redução da mortalidade infantil e a negociação de dívidas antigas.

Entre os temas mais urgentes, destaque para a preocupação com os elevados índices de mortalidade infantil registrados em Bagé e região nos últimos anos. A proposta discutida foi a criação de ações integradas entre município e Estado, visando ampliar o acesso da população e qualificar os serviços oferecidos. Gilson Machado ressaltou a importância da parceria: “É muito importante tratar com a secretária e sua equipe, assim de perto, sobre indicadores de saúde para fortalecer as parcerias”.

Outro assunto de peso foi a dívida aproximada de R$ 15 milhões do município com o Estado, resultado de irregularidades no faturamento do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e de recursos relacionados à saúde auditiva em gestões anteriores. O prefeito Mainardi afirmou que a administração busca uma solução que permita reverter o débito em ações concretas para a saúde da população. “Estamos em negociação com o governo do Estado para que esse débito possa ser revertido em serviços”, explicou.

O encontro também abriu espaço para tratar da situação da Santa Casa de Caridade de Bagé, que recentemente anunciou a redução de serviços. Mainardi questionou a secretária sobre a situação, mas Arita Bergmann afirmou não ter recebido qualquer comunicação oficial da instituição, apesar de o Estado ser o principal contratualizador dos serviços de média e alta complexidade do hospital.

A secretária acrescentou que, até o momento, não houve notificação formal ou pedido de revisão de contrato pela Santa Casa. Por outro lado, destacou que o Governo do Estado deve lançar em breve o programa SUS Gaúcho, que prevê a destinação de R$ 269,2 milhões para recursos ambulatoriais e hospitalares ainda em 2025. A medida, segundo ela, pode abrir uma nova oportunidade para o hospital superar suas dificuldades financeiras.

Bagé terá mês de mobilização para ampliar cobertura vacinal Anterior

Bagé terá mês de mobilização para ampliar cobertura vacinal

Bagé intensifica combate ao Aedes com mutirões aos sábados Próximo

Bagé intensifica combate ao Aedes com mutirões aos sábados

Deixe seu comentário