BAGÉ WEATHER

Prendas e peões

Lívia Monteiro vence na categoria Adulta e representará a 18ªRT

Divulgação 18ªRT - Bagé irá sediar a fase regional no ano que vem

Os representantes da 18ª Região Tradicionalista já estão definidos. No último fim de semana, Dom Pedrito sediou a Fase Regional da 55ª Ciranda Cultural de Prendas e do 37º Entrevero Cultural de Peões, que encerrou com o anúncio dos novos Peões e Prendas da região. O resultado foi divulgado na madrugada de domingo (29), durante baile no CTG Rodeio da Fronteira.  

O evento foi organizado pelo Departamento Cultural Alma Gaúcha, que contou com a participação ativa da Prenda Adulta da gestão anterior, Diana Silva. As provas teóricas ocorreram na Escola Estadual Coronel Urbano das Chagas, enquanto as avaliações artísticas e campeiras movimentaram o Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura. 

Com a vitória de Lívia Rodrigues Monteiro, representante do CTG Prenda Minha, de Bagé, na categoria Adulta, ficou decidido que o município será o anfitrião da próxima edição da Fase Regional, em 2026. Jornalista formada pela Urcamp, Lívia possui longa trajetória no tradicionalismo gaúcho e agora terá a missão de representar a região na Fase Estadual do concurso. 

Ao Folha do Sul, Lívia revelou: "Foi uma Ciranda muito importante para mim, porque é a última vez que posso concorrer, devido ao limite de idade que o concurso tem. E esse ano não representei apenas o CTG Prenda Minha, mas a cidade de Bagé". A prenda mencionou que todas as entidades da Rainha da Fronteira a apoiaram. "Sou muito grata por esse carinho e apoio, ficará marcado no meu coração", enfatizou. 

Sobre a expectativa para o Estadual, ela garantiu: "É enorme. É primeira vez que vou participar dessa fase, e, por ser a última vez, quero dar o meu máximo para tentar realizar esse sonho, que existe desde os meus 9 anos". Lívia mais uma vez demonstrou que é só gratidão. "Tenho pessoas incríveis que estão me ajudando desde muito nova e, agora, já estamos nos programando para melhorar o que precisa e, claro, estudar bastante", revelou. "Esse é o segredo. E, por fim, acreditar que vai dar certo, porque mesmo que o título não venha, já valeu a pena", acrescentou. 

Além de Lívia, outros representantes de Bagé se destacaram em diversas categorias, tanto no prendado quanto no peonado. Os primeiros colocados, com exceção das categorias simbólicas de prendinha, piazinho e piazito, garantiram vaga na Fase Estadual da Ciranda e do Entrevero, programada para 2026.  

A apresentação oficial da nova gestão da 18ª Região Tradicionalista ocorrerá em agosto, durante o Encontro Regional em Santana da Boa Vista.   

Resultado completo  

PRENDAS 

Categoria Adulta 

1ª Lívia Rodrigues Monteiro (CTG Prenda Minha – Bagé) 

2ª Diully Silveira Pomorski (CTG Caiboaté – São Gabriel) 

3ª Sarah Letícia Ribeiro Fontoura (DC Alma Gaúcha – Dom Pedrito)  

Categoria Juvenil 

1ª Kiara Riéffel dos Santos (CTG Prenda Minha – Bagé) 

2ª Geovana Petrovich dos Passos (GAN Campo Aberto – Bagé) 

3ª Betina Dotto Mello (CTG Tarumã – São Gabriel) 

Categoria Mirim 

1ª Marina de Lima Pohl (CTG Herança Paternal – Dom Pedrito) 

2ª Sofia Lopes Dilelio (GAN Campo Aberto – Bagé) 

3ª Mariah Jacinto Borba (CTG Prenda Minha – Bagé)  

PEÕES 

Categoria Peão 

1º Douglas Vedoin Prause (DC Alma Gaúcha – Dom Pedrito) 

2º Vitor Ricardo Pereira da Rosa (CTG Sentinela do Rio Grande – São Gabriel)  

Categoria Guri 

1º João Vitor Fonseca da Silva (GAN Campo Aberto – Bagé) 

2º João Victor Lemos da Silva (CTG Sentinela da Fronteira – Bagé)  

Categoria Piá 

1º Caetano Corrêa Nunes (CTG Caiboaté – São Gabriel) 

2º Telmo Guilherme Bandeira Brasil (CTG Pampa e Minuano – Bagé) 

Prefeitura detalha programação dos 214 anos de Bagé Anterior

Prefeitura detalha programação dos 214 anos de Bagé

Todos os municípios gaúchos aderem ao segundo ciclo da Próximo

Todos os municípios gaúchos aderem ao segundo ciclo da

Deixe seu comentário