Prendas e peões
Lívia Monteiro vence na categoria Adulta e representará a 18ªRT

Divulgação 18ªRT - Bagé irá sediar a fase regional no ano que vem
Os representantes da 18ª Região Tradicionalista já estão definidos. No último fim de semana, Dom Pedrito sediou a Fase Regional da 55ª Ciranda Cultural de Prendas e do 37º Entrevero Cultural de Peões, que encerrou com o anúncio dos novos Peões e Prendas da região. O resultado foi divulgado na madrugada de domingo (29), durante baile no CTG Rodeio da Fronteira.
O evento foi organizado pelo Departamento Cultural Alma Gaúcha, que contou com a participação ativa da Prenda Adulta da gestão anterior, Diana Silva. As provas teóricas ocorreram na Escola Estadual Coronel Urbano das Chagas, enquanto as avaliações artísticas e campeiras movimentaram o Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura.
Com a vitória de Lívia Rodrigues Monteiro, representante do CTG Prenda Minha, de Bagé, na categoria Adulta, ficou decidido que o município será o anfitrião da próxima edição da Fase Regional, em 2026. Jornalista formada pela Urcamp, Lívia possui longa trajetória no tradicionalismo gaúcho e agora terá a missão de representar a região na Fase Estadual do concurso.
Ao Folha do Sul, Lívia revelou: "Foi uma Ciranda muito importante para mim, porque é a última vez que posso concorrer, devido ao limite de idade que o concurso tem. E esse ano não representei apenas o CTG Prenda Minha, mas a cidade de Bagé". A prenda mencionou que todas as entidades da Rainha da Fronteira a apoiaram. "Sou muito grata por esse carinho e apoio, ficará marcado no meu coração", enfatizou.
Sobre a expectativa para o Estadual, ela garantiu: "É enorme. É primeira vez que vou participar dessa fase, e, por ser a última vez, quero dar o meu máximo para tentar realizar esse sonho, que existe desde os meus 9 anos". Lívia mais uma vez demonstrou que é só gratidão. "Tenho pessoas incríveis que estão me ajudando desde muito nova e, agora, já estamos nos programando para melhorar o que precisa e, claro, estudar bastante", revelou. "Esse é o segredo. E, por fim, acreditar que vai dar certo, porque mesmo que o título não venha, já valeu a pena", acrescentou.
Além de Lívia, outros representantes de Bagé se destacaram em diversas categorias, tanto no prendado quanto no peonado. Os primeiros colocados, com exceção das categorias simbólicas de prendinha, piazinho e piazito, garantiram vaga na Fase Estadual da Ciranda e do Entrevero, programada para 2026.
A apresentação oficial da nova gestão da 18ª Região Tradicionalista ocorrerá em agosto, durante o Encontro Regional em Santana da Boa Vista.
Resultado completo
PRENDAS
Categoria Adulta
1ª Lívia Rodrigues Monteiro (CTG Prenda Minha – Bagé)
2ª Diully Silveira Pomorski (CTG Caiboaté – São Gabriel)
3ª Sarah Letícia Ribeiro Fontoura (DC Alma Gaúcha – Dom Pedrito)
Categoria Juvenil
1ª Kiara Riéffel dos Santos (CTG Prenda Minha – Bagé)
2ª Geovana Petrovich dos Passos (GAN Campo Aberto – Bagé)
3ª Betina Dotto Mello (CTG Tarumã – São Gabriel)
Categoria Mirim
1ª Marina de Lima Pohl (CTG Herança Paternal – Dom Pedrito)
2ª Sofia Lopes Dilelio (GAN Campo Aberto – Bagé)
3ª Mariah Jacinto Borba (CTG Prenda Minha – Bagé)
PEÕES
Categoria Peão
1º Douglas Vedoin Prause (DC Alma Gaúcha – Dom Pedrito)
2º Vitor Ricardo Pereira da Rosa (CTG Sentinela do Rio Grande – São Gabriel)
Categoria Guri
1º João Vitor Fonseca da Silva (GAN Campo Aberto – Bagé)
2º João Victor Lemos da Silva (CTG Sentinela da Fronteira – Bagé)
Categoria Piá
1º Caetano Corrêa Nunes (CTG Caiboaté – São Gabriel)
2º Telmo Guilherme Bandeira Brasil (CTG Pampa e Minuano – Bagé)
Deixe seu comentário