Tempo
Julho começa gelado na Campanha

Fernando Frazão -
O mês de julho marca o auge do inverno climático no Brasil e, como de costume, deve ser caracterizado por muito frio no Sul. Historicamente, essa época já registrou episódios marcantes, como as ondas de frio do ano 2000 e as nevadas de 2013 e 2021 em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Aliás, na capital dos gaúchos, julho é, estatisticamente, o mês mais frio do ano, com médias históricas de 10,4°C nas mínimas e 19,7°C nas máximas. E não é diferente na Campanha.
Neste ano, o Oceano Pacífico se mantém em neutralidade, sem a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que favorece um padrão climático típico. Modelos meteorológicos apontam para um julho com chuva entre próxima e abaixo da média. No Sul, apesar do começo de julho ser muito frio, com destaque para os primeiros três dias, o restante do mês deve apresentar temperaturas mais amenas.
Segundo a MetSul Meteorologia, após a primeira semana, as mínimas e máximas tendem a subir, com tardes mais agradáveis. Não há previsão de grandes ondas de frio na segunda metade do mês, a não ser alguma surpresa pontual no final de julho.
Deixe seu comentário