BAGÉ WEATHER

Estado

Projeto de construção de escolas do governo será adotado pelo Ministério da Educação

João Pedro Rodrigues - É a primeira vez que um projeto gaúcho passa a integrar o acervo do FNDE

A autorização de e uso do projeto Escola+ ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, foi autorizada pelo governo do Rio Grande do Sul nessa quinta-feira, dia 7. O modelo desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas (SOP) passa a integrar o acervo do FNDE, ampliando as possibilidades de adoção de soluções modernas em todo o país. 

Fica definido que qualquer Estado e município pode construir uma escola conforme os parâmetros e conceitos elaborados pelo corpo técnico da SOP.  

O ato, realizado no Palácio Piratini, contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), da secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da chefe de Gabinete do FNDE, Juliana Miguel, e da assessora Geziene Albernaz. 

O projeto  

O Escola+ reúne soluções arquitetônicas e técnicas adaptadas às condições climáticas, sociais e territoriais do Estado. Com foco em inovação, sustentabilidade e flexibilidade, o projeto utiliza construção modular e padronizada, ou seja, os módulos que compõem uma escola são fabricados fora do canteiro de obras e montados no local de implantação. Essa metodologia reduz prazos, minimiza resíduos, diminui os impactos ambientais e possibilita adaptações conforme as características do terreno, sem comprometer a eficiência da execução. 

Durante o desenvolvimento do projeto, os técnicos da SOP aplicaram a metodologia BIM (Building Information Modeling), que permite a criação de modelos digitais colaborativos, otimizando o planejamento, a execução e a gestão das obras. 

Os ambientes escolares projetados priorizam conforto, estética e funcionalidade, proporcionando espaços mais acolhedores e estimulantes para a comunidade escolar. A organização do espaço foi feita de maneira a facilitar a percepção visual e a orientação dos usuários de forma intuitiva. O aluno não se perde no ambiente porque há uma abrangência visual ampla. 


RS conquista prêmio em excelência em governo digital Anterior

RS conquista prêmio em excelência em governo digital

Documentário da TV Câmara conta a história da Brigada Militar na região da Campanha Próximo

Documentário da TV Câmara conta a história da Brigada Militar na região da Campanha

Deixe seu comentário