BAGÉ WEATHER

Atualização

Casos gripais voltam a subir e representam mais de 25% dos atendimentos na UPA

imagem ilustrativa

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Bagé voltou a registrar aumento nos atendimentos relacionados a sintomas gripais, conforme os últimos boletins divulgados pela Secretaria de Saúde. No período entre as 16h de terça-feira (5) e as 16h de quarta-feira (6), foram contabilizados 200 atendimentos, dos quais 53 (26,5%) foram de pacientes com sintomas respiratórios. O número representa um salto expressivo em relação ao dia anterior, quando haviam sido registrados 28 casos gripais. 

Na comparação com os dias anteriores, a tendência de alta se confirma. No sábado (2), haviam sido registrados 51 casos gripais, número que caiu para 43 na segunda-feira (4), manteve-se em 28 na terça-feira (5) e voltou a subir para 53 nessa quarta-feira (6). O total de atendimentos gerais na UPA permaneceu relativamente estável, oscilando entre 192 e 208 por dia nos últimos boletins. 

A elevação reforça o alerta das autoridades de saúde para a intensificação das medidas preventivas, como higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória e, em casos de sintomas leves, a busca por atendimento no Ambulatório de Inverno, que segue em funcionamento no PAM I. A estrutura atende de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, com foco nos casos gripais. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Ambulatório de Inverno tem sido um importante suporte para evitar a sobrecarga na UPA, além de oferecer acolhimento mais ágil para os pacientes com sintomas respiratórios. A estratégia visa garantir a eficiência do atendimento em um período de maior circulação de vírus, como o da gripe e o da covid-19. 

A população é orientada a buscar os serviços de saúde de forma consciente, utilizando o Ambulatório de Inverno para casos leves e moderados e recorrendo à UPA apenas em situações de urgência. A Secretaria reforça que a colaboração da comunidade é essencial para o bom funcionamento da rede pública durante o inverno. 


Casos gripais voltam a subir e representam mais de 25% dos atendimentos na UPA Anterior

Casos gripais voltam a subir e representam mais de 25% dos atendimentos na UPA

Semana encerra com novo aumento de casos gripais Próximo

Semana encerra com novo aumento de casos gripais

Deixe seu comentário