BAGÉ WEATHER

Memória

Sérgio Cabral, o dono do lado esquerdo

Acervo Guarany - Sérgio Cabral e Danilo Nigris no vestiário após jogo da excursão na Argentina em 1969

Nascido em 14 de abril de 1934, em Bagé, Sérgio de Paula Cabral foi um jogador que atuou em duas posições: meio-campo e lateral esquerdo. No Guarany, foram 11 temporadas consecutivas, algo raro de ocorrer. Os bons desempenhos durante a carreira fazem dele um ídolo da história alvirrubra, lembrado até hoje pelos torcedores mais antigos. 

O atleta começou a carreira no Grêmio Esportivo Bagé, aos 17 anos. Lá, foi campeão citadino de 1951 a 1955. Saindo por um breve período para o Gabriel, voltou para o jalde-negro até ser contratado pelo Guarany, onde iniciou a trajetória de 300 jogos com a camiseta alvirrubra, disputando oito vezes o Campeonato Gaúcho da Primeira Divisão. 

Estreou no Estrela D’Alva no dia 21 de abril de 1959, que, na época, ainda não era feriado de Tiradentes, já que foi instituído somente em 1965. Mesmo assim, o público foi assistir ao amistoso que terminou empatado em 1 x 1 contra o Cruzeiro de Porto Alegre. Max Ravaza foi o autor do gol. 

No jogo seguinte, também um amistoso, o Guarany venceu o Brasil de Pelotas pelo placar de 5 x 2, também em casa. E foi nessa partida que Sérgio Cabral marcou o primeiro dos 10 gols que fez no clube. Os outros foram marcados por Max Ravaza (2x), Ivo Medeiros e ainda ocorreu um gol contra de Hélio. 

Durante as temporadas, Sérgio Cabral foi titular absoluto em todas, entrando como suplente somente nove vezes. Participou das duas excursões do Guarany à Argentina (1965 e 1969). No Campeonato Gaúcho de 1961, marcou três gols na competição. 

Sérgio Cabral encerrou a carreira no dia 14 de setembro de 1969, em um jogo da Segunda Divisão, contra o extinto Guarany Atlântico, de Santa Maria. O Guarany venceu por 2 x 1, com Zé Roberto marcando os gols. 

Depois de pendurar as chuteiras, tornou-se taxista e faleceu no dia 7 de agosto de 2008.  

Sérgio Cabral, o dono do lado esquerdo Anterior

Sérgio Cabral, o dono do lado esquerdo

Guarany já trabalha pensando nas competições de 2026 Próximo

Guarany já trabalha pensando nas competições de 2026

Deixe seu comentário