BAGÉ WEATHER

Estado

Lei que garante indenização por falta de energia segue em vigor

A lei que prevê a indenização automática aos consumidores prejudicados por falta de energia elétrica no Rio Grande do Sul, de autoria da deputada estadual Adriana Lara (PL), continua em vigor. Isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, optou por não decidir sozinho sobre a ação movida pelas companhias de energia e encaminhou o tema para análise do plenário do STF.
A norma, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e promulgada no início de agosto, estabelece que os gaúchos tenham direito a ressarcimento imediato em casos de interrupção prolongada no fornecimento de energia elétrica.
As empresas concessionárias de energia ingressaram com ação questionando a constitucionalidade da lei. No entanto, até que haja julgamento definitivo pelo plenário do STF, a legislação segue produzindo efeitos, garantindo amparo aos cidadãos.
Para a deputada Adriana Lara, trata-se de um passo importante na luta por justiça e respeito à população.
“Essa lei nasceu da dor dos gaúchos, que ficaram dias sem energia em pleno verão e em datas festivas, sem assistência ou retorno das empresas. Nossa prioridade sempre foi proteger o consumidor, e enquanto não houver decisão contrária do STF, a lei está em vigor e deve ser cumprida”, disse.
A parlamentar reforça que seguirá acompanhando o andamento do processo em Brasília e continuará atuando em defesa da população gaúcha.

Aprovado projeto que autoriza convênio para transporte estudantil Anterior

Aprovado projeto que autoriza convênio para transporte estudantil

Congresso aprova programa para ampliar médicos especialistas no SUS Próximo

Congresso aprova programa para ampliar médicos especialistas no SUS

Deixe seu comentário