Intensificação produtiva no Pampa é tema da Abertura da Colheita do Arroz
Usina
Lideranças da região reforçam mobilização para garantir empregos em Candiota
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/15756960/file/desktop/4.1.1.jpg?1739538992)
Sabrina Monteiro/Especial TP imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lideranças defendem uma transição justa
O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, o líder do governo na Câmara, Lelinho Lopes, e os vereadores Axel Costa, Luana Vais e Marcelo Belmudes, do PT/Candiota, participaram, na quarta-feira, dia 12, de uma reunião no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Foi tratado o encerramento de contratos da Usina de Carvão Candiota 3 e a necessidade de uma nova matriz econômica para a região.
O encontro contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas (PT), do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT), além de deputados, lideranças regionais e do governador Eduardo Leite. O tema já havia sido debatido na última semana em Bagé, quando Vargas se reuniu com Mainardi e os vereadores de Candiota.
"Existem diversos estudos que demonstram o impacto que o fechamento da usina traria para nossa região. Sabemos dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil, mas a sustentabilidade deve ser analisada também pelo viés econômico e social", ressaltou Mainardi.
O prefeito destacou ainda que a mobilização vem conquistando apoio de novas lideranças e ampliando o debate sobre alternativas para a economia local. Já o deputado federal Paulo Pimenta afirmou que "após todo o histórico levantado dessa situação, creio que apenas uma medida provisória resolveria", pontuou.
Atualização
Durante reunião com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que ocorreu na quinta-feira, 13, o Deputado Paparico Bacchi (Partido Liberal) debateu a retomada das operações das usinas de carvão mineral e o anúncio da elaboração de uma Medida Provisória. Foi discutido soluções e medidas para a reabertura do complexo termelétrico Presidente Médici – Candiota III. O evento contou com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, deputados, prefeitos, secretários e demais lideranças políticas.
Em síntese, ficou acordado que o governo federal editará uma Medida Provisória para que as usinas de Candiota e Figueira/PR possam retornar às atividades.
O caso
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou o artigo 22 do PL 576, que permitiria a prorrogação dos contratos de venda de energia da usina até 2050. Dessa forma, houve a paralisação dos trabalhos da Usina Termelétrica de Candiota, que gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 40% da arrecadação do município é sustentada pela usina, pois Candiota detém 38% das reservas nacionais do minério.
Deixe seu comentário