BAGÉ WEATHER

Usina

Lideranças da região reforçam mobilização para garantir empregos em Candiota

Sabrina Monteiro/Especial TP imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lideranças defendem uma transição justa

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, o líder do governo na Câmara, Lelinho Lopes, e os vereadores Axel Costa, Luana Vais e Marcelo Belmudes, do PT/Candiota, participaram, na quarta-feira, dia 12, de uma reunião no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Foi tratado o encerramento de contratos da Usina de Carvão Candiota 3 e a necessidade de uma nova matriz econômica para a região. 

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas (PT), do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT), além de deputados, lideranças regionais e do governador Eduardo Leite. O tema já havia sido debatido na última semana em Bagé, quando Vargas se reuniu com Mainardi e os vereadores de Candiota. 

"Existem diversos estudos que demonstram o impacto que o fechamento da usina traria para nossa região. Sabemos dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil, mas a sustentabilidade deve ser analisada também pelo viés econômico e social", ressaltou Mainardi. 

O prefeito destacou ainda que a mobilização vem conquistando apoio de novas lideranças e ampliando o debate sobre alternativas para a economia local. Já o deputado federal Paulo Pimenta afirmou que "após todo o histórico levantado dessa situação, creio que apenas uma medida provisória resolveria", pontuou. 

Atualização 

Durante reunião com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que ocorreu na quinta-feira, 13, o Deputado Paparico Bacchi (Partido Liberal) debateu a retomada das operações das usinas de carvão mineral e o anúncio da elaboração de uma Medida Provisória. Foi discutido soluções e medidas para a reabertura do complexo termelétrico Presidente Médici – Candiota III. O evento contou com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, deputados, prefeitos, secretários e demais lideranças políticas. 

Em síntese, ficou acordado que o governo federal editará uma Medida Provisória para que as usinas de Candiota e Figueira/PR possam retornar às atividades.  

O caso 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou o artigo 22 do PL 576, que permitiria a prorrogação dos contratos de venda de energia da usina até 2050. Dessa forma, houve a paralisação dos trabalhos da Usina Termelétrica de Candiota, que gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 40% da arrecadação do município é sustentada pela usina, pois Candiota detém 38% das reservas nacionais do minério.

PF investiga fraude em emenda parlamentar para hospital no RS Anterior

PF investiga fraude em emenda parlamentar para hospital no RS

Receita Federal publica orientações para novos prefeitos Próximo

Receita Federal publica orientações para novos prefeitos

Deixe seu comentário