Mobilização
Coleta de sangue acontece neste sábado
Niela Bittencourt - Serviço é disponibilizado no Hospital Universitário
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência convida a comunidade de Bagé a participar neste sábado, dia 22, da campanha de doação de sangue deste mês de novembro. A ação ocorre a partir das 8h no Hospital Universitário da Urcamp – Doutor Mário Araújo, com distribuição de 60 fichas até as 11h30min. No turno da tarde, das 13h até as 15h, serão distribuídas mais 40 fichas para registro de doadores.
O secretário Gilson Machado reforça esse convite. “A campanha deste sábado é uma grande oportunidade para a comunidade demonstrar sua solidariedade nessa importante iniciativa para a saúde. Uma doação pode salvar até quatro vidas. Além disso, celebraremos o dia nacional do doador de sangue, data que é dedicada para reconhecer a generosidade de todos que, por alguns minutos, fazem a diferença na vida de tantas pessoas”, sustentou.
A campanha de doação de sangue é uma realização da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência; Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e Hospital Universitário da Urcamp, com apoio da Santa Casa de Caridade e clubes de Rotary de Bagé.
Processo de doação
Antes de ser realizada a doação de sangue é feita uma triagem detalhada com o doador para identificação de qual tipo de sangue poderá ser coletado. Após, é feita a triagem laboratorial do sangue. Em seguida é realizada a captação deste sangue. O processo de captação é rápido e indolor, com toda a segurança ao doador. Todo o material utilizado para captação do sangue é esterilizado e descartado após o procedimento.
Requisitos
Quem for doar deve ter a idade entre 16 a 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar com responsável no local. A primeira doação deverá ser no máximo até os 60 anos.
O peso do doador deve ser de, no mínimo, de 50 quilos. Precisa estar com boa saúde. Além disso, o doador deve ter dormido no mínimo seis horas antes da captação de sangue. Também não pode ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores e nem fumado por duas horas antes da doação.
Os doadores precisam estar atentos aos intervalos de doação. Mulheres deverão ter um intervalo de 90 dias a cada doação, com possibilidade de doar até três vezes ao ano ano. Homens devem ter um intervalo de 60 dias a cada doação; podendo doar quatro vezes ao ano.
Impeditivos
Ficam impedidos definitivos de doar quem tenha HIV, HTLV, Hepatites B e C, Hepatite aos 11 anos, doenças de chagas, câncer (incluindo leucemia), diabetes grave, AVC, bronquite, asma grave e tuberculose extrapulmonar. Já os impeditivos temporários precisam ser informados.
Deixe seu comentário