Profissional destaca aplicações de capim-annoni em nanotecnologia
Tempo
Últimos dias de fevereiro terão nova onda de calor

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Na Campanha, a previsão é de calor entre terça e quarta
Uma nova onda de calor atingirá o Rio Grande do Sul na próxima semana, trazendo temperaturas muito acima da média histórica para o final de fevereiro. Segundo a MetSul Meteorologia, os termômetros podem registrar máximas próximas e superiores a 40ºC em algumas regiões do Estado. O fenômeno será reflexo de um intenso aquecimento no interior da América do Sul, que também afetará o Centro-Oeste do Brasil.
O calor já está presente no Estado e se intensificará nos próximos dias. Nesta sexta-feira (21), as máximas variam entre 33ºC e 34ºC em várias cidades da Metade Oeste, aumentando para até 37ºC no fim de semana. A partir de segunda-feira (24), as temperaturas superarão os 35ºC em diversas localidades, especialmente no Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre. Na terça e quarta-feira, os dias mais quentes, algumas áreas podem registrar temperaturas superiores a 40ºC.
Em Porto Alegre, a onda de calor elevará as máximas progressivamente, partindo de 31ºC nesta sexta para até 38ºC na terça-feira. Na região metropolitana, pontos como o Vale do Sinos podem atingir marcas ainda mais elevadas. Apesar do calor intenso, a MetSul ressalta que esta onda de calor não será tão extrema quanto a última, ocorrida no início de fevereiro, quando cidades como Uruguaiana e Campo Bom registraram mais de 41ºC.
O fenômeno está associado a uma "bolha de calor", uma área de alta pressão que impede a movimentação de massas de ar mais frias, retendo o calor próximo à superfície. Esse sistema climático estacionado entre Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil agravará o aquecimento. Estudos indicam que mudanças climáticas globais têm tornado essas ondas de calor mais frequentes e intensas.
Rainha da Fronteira
Nesta sexta-feira, a temperatura oscila entre 19°C e 32°C. No sábado, a mínima fica em 20°C e a máxima não ultrapassa os 32°C - o sol aparece entre nuvens. No domingo, a máxima permanece a mesma e a mínima cai para 18°C. Na segunda, os termômetros começam a subir, com máxima de 34°C. Na terça e na quarta, 35°C, mas, com a chegada da chuva, as máximas voltam a cair na quinta - tal dia será ameno, com mínima de 21°C e máxima de 23°C. Entre terça e quinta-feira chove o equivalente a pouco mais de 17 milímetros. A instabilidade deve seguir até o próximo domingo, segundo dia de março, o que manterá o clima agradável.
Deixe seu comentário